As orteses de retificação postural foram desenvolvidas na década de 70 pelo programa espacial da Rússia, sendo usado pelos astronautas, diminuindo os efeitos nocivos da gravidade como perda da densidade óssea, atrofia muscular, alteração da integração das respostas sensitivas e motoras, alterações cardiovasculares e desequilíbrio dos fluidos corporais.
O pediasuit é uma vestimenta ortopédica macia e dinâmica formada por um chapéu, colete, calção, joelheiras e sapatos adaptados ineterligados por bandas elásticas de tal forma a dar suporte e alinhar o corpo o mais próximo possível do normal, dando alinhamento postural e descarga de peso, desenvolvendo o tônus muscular, a função sensorial e vestibular, e aumenta os efeitos na habilidade do paciente de executar novos planos motores. Associado a maneira intensiva como é aplicado, torna-o ideal para o desenvolvimento motor, reforço muscular, resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação, através de uma re programação do sistema nervoso central e neuromuscular e para “ensinar” o cérebro, habilidades motoras mais adequadas.
A aquisição motora na criança está intimamente ligada a aspectos de sua aprendizagem diária. Tal aprendizagem é influenciada pela crescente confiança e prazer nas brincadeiras que envolvem comprometimento físico. Isto ocorre à medida que a criança adquire capacidade de controlar o próprio corpo graduando força, adquirindo equilíbrio e mobilidade. Crianças portadoras de patologias neurológicas não se desenvolvem linearmente, neste sentido as aquisições motoras estão diretamente ligadas a formação da sua imagem, auto-estima e confiança.
O tratamento é realizado com fisioterapia intensiva, realizada em módulos de até 80 horas, divididas em sessões que duram de 2 a 4 horas diárias de tratamento.Inicia-se com sessões de alongamentos, massagem, mobilizações articulares, exercícios de aquecimento, co-contração nas articulações, estimulação sensório-motora, além de exercícios ativo-assistidos.
Tambem são utilizados equipamentos específicos como a Spider Cage, espaço cercado por uma estrutura metálica, na qual um sistema de elásticos (bungees) é inserido para facilitar o controle postural, com grau de sustentação variável de acordo com a atividade e função trabalhada, e outro equipamento chamado Monkey, é um espaço dimensionado como a estrutura anterior, com maca no centro e um sistema de cordas, polias e pesos, onde é realizado o fortalecimento muscular específico e são estabelecidos metas a partir da avaliação inicial.
O tratamento se foca em auxiliar a criança a maximizar suas funções até explorar todo o seu potencial, proporcionando ao paciente a vivência e aprendizagem de habilidades que só são possíveis com as facilitações geradas por esses dispositivos.
Com esta abordagem terapêutica é possível aprimorar aspectos direcionados a ganhos motores e comportamentais.
INDICAÇÕES
BENEFICIOS