É um tratamento feito com as mãos onde o objetivo principal é acabar com a dor e promover a saúde do individuo. Identifica os grande e os pequenos movimentos do corpo, entre os ossos e entre os músculos e com esta analise, devolve o movimento, melhora a capacidade física, e com isto o corpo responde ficando mais leve, mais livre e conseqüentemente diminuiem os sintomas. A osteopatia compreende as respostas vindas do interior do corpo.
É uma técnica manual e natural desenvolvida pelo medico norte americano Dr Andrew Taylor Still entre 1828 a 1917 e entende que um organismo bem alinhado e com todos os tecidos livres para se moverem naturalmente, é capaz de evitar e combater a doença mantendo o estado de saúde e bem estar.
Um corpo desequilibrado, desenvolve diversos bloqueios teciduais que vão se repercutir de maneira sistêmica no funcionamento do organismo, não só na coluna mas em todos os sistemas por ela inervados (músculos, ossos, órgãos internos...), diminuindo a capacidade de defesa do organismo e permitindo a instalação da doença e da dor. A osteopatia através de uma terapêutica manual especializada re-equilibra e trata o organismo através de ajustes articulares suaves, liberação das tensões musculares, membranosas e nervosas. Apresenta vantagens em relação a terapêutica ortodoxa: Diminui a necessidade de intervenções cirúrgicas, diminui a ingestão de medicamentos, apresenta resultados rápidos e satisfatórios.
Possui base cientifica sólida, e utilizada na Europa e EUA há mais de 100 anos, sua pratica é recomendada pela OMS (organização mundial de saúde), no Brasil é especialidade reconhecida pelo conselho federal de fisioterapia.
INDICAÇÕES