12.01.2011

VAMOS PENSAR EM MARKETING?

Olá! Mais um ano se inicia e com ele novos planos, motivações e atitudes. É nesse espírito que inauguro esta coluna convidando-os a pensar em Marketing. Sejam bem vindos!


Para aqueles que não me conhecem, ou conhecem apenas de vista como gerente da agência de Correios, me (re)apresento: Me chamo Aruanan, sou natural de Florianópolis - SC onde morava até ir para Cascavel em função de uma transferência de meu pai. Coisas da vida de militar. Em 2003 me mudei para Santa Helena, quando comecei a trabalhar nos Correios.

Em 1996, quando ainda não eram populares os jornais on-line, eu fazia tiras em quadrinhos para o Jornal A Cidade, em Cascavel. Tempos depois, ganhei uma página semanal como colunista num encarte jovem do mesmo periódico. Atualmente colaboro com o informativo da ACISA e mantenho um blog sobre Marketing (aruanan.wordpress.com).

 

Apresentações feitas, mãos a obra:

 

Afinal, o que é Marketing?

Há muitos livros e artigos que tentam responder esta questão. Alguns com várias linhas apenas para a definição de marketing ou na tentativa de traduzir a palavra em si: algo como “Fazendo o Mercado”.

Para mim, duas descrições para o que é marketing fazem bastante sentido:

Todas as etapas do processo de comercialização. Da concepção do produto à fidelização de clientes”;

 ”Todo ação realizada no intuito de se manter uma relação comercial ou de troca de benefícios (valores)”.

 

 Academicamente, sempre nos deparamos com os famosos 4P’s (produto – praça – preço e promoção). No entanto, percebo que de modo geral a preocupação é quase sempre exclusiva à promoção. Promoção na forma dos corriqueiros descontos de X% e leve 2 pague 1  pintados nas vitrines. O preço é nesses casos o principal foco de atenção. Muitas vezes, quase que ingenuamente, o comerciante dá a entender ao cliente que seu único ou principal diferencial para o concorrente é o preço. Porém, nossa economia não favorece esse tipo de rivalidade. Seja por maior poder aquisitivo de nosso concorrente para negociar com fornecedores, seja em razão das importações ou a tantos outros fatores, a verdade é que a guerra por preços baixos tendem a reduzir a margem de lucro de todo um setor.

O que quero dizer com tudo isso em um artigo sobre marketing, é que preço não deve ser o que salta aos olhos do cliente, e sim o VALOR. É o valor que aquele produto ou serviço acrescentará ao cliente que deve ser o foco de atenção do comerciante.

Nesse primeiro texto, que marca a estréia da coluna, meu principal objetivo é deixar clara a importância do Marketing como agente de comunicação de uma empresa. É ele o responsável por iniciar um diálogo, seja com nossos clientes ou mesmo com nossos funcionários.

Quando falamos em Marketing, temos a tendência a associá-lo a propaganda. O que não é completamente errado, mas restringe à apenas uma parte do que o marketing é para uma empresa. Ele cria sim, formas de divulgar e vender os produtos ao clientes, mas é também responsável por criar a identidade da Instituição. Sempre que pensamos numa marca, pensamos em tudo que envolve esta empresa: Suas lojas, a qualidade de seus produtos, o atendimento, pós-venda e eventuais contatos para divulgar ofertas ou para dar felicitações.

A Identidade de uma empresa é basicamente as sensações que ela causa àqueles que interagem com ela. Esse é o principal foco do marketing, proporcionar boas sensações e criar um relacionamento a partir delas.

Vejam, não se trata de extinguir as ofertas, mas de torná-las parte do processo de interação com o cliente. Quando se fala em promover uma empresa e seus produtos, temos que ter em mente que o sucesso está em primeiro lugar em chegar ao cliente e em seguida, corresponder as suas expectativas.

 Dicas:

_Procure sempre usar mais de uma forma de divulgação, as pessoas tendem a dar mais valor àquilo que vêem em mais de um lugar.

_Procure conhecer seus clientes para obter melhor retorno de seu investimento em publicidade. Por exemplo: Vai anunciar no rádio? Sabe que parcela de seus clientes em potencial ouve rádio? Metade, todos, minoria? Seu público alvo é apreciador de musica sertanejo pela manhã, gosta de rock durante o horário de trabalho ou só ouve o jornal na hora do almoço? E os demais, será que lêem jornal impresso toda semana? Acessam a internet todo dia?  Passam na frente do seu estabelecimento? Lembrem-se, de nada adianta se ouvido se não for compreendido!

_Procure reconhecer seus clientes. Um simples cartão de aniversário ou um “muito obrigado por comprar em nossa loja” dias depois da compra mostram que você está interessado em manter o relacionamento e não apenas vender. O cliente precisa saber que é especial para você para escolhê-lo e não a um concorrente com produtos e preços similares aos seus.

 

Como nosso tema é muito complexo e abrangente, parecendo muitas vezes não fazer parte de nossa realidade e sim de grandes empresas em grandes metrópoles, vou procurar buscar um bom exemplo no nosso município para ilustrar cada artigo. O resultado vocês conferem na sequência.

 

Zoom: Um olhar aproximado de nossa realidade!

O destaque dessa vez vai para Loja da Preta!

Por conseguir fazer bom uso de redes sociais para estabelecer contato e diálogo com suas clientes e pela bela sintonia entre a divulgação na internet e sua vitrine. Só senti falta de fotos mais atualizadas ( nova coleção e peças em destaque por exemplo) e scraps públicos, para que todos vejam o quão contentes estão as clientes! São apenas detalhes, no geral a comunicação está de Parabéns!

 

 

Ufa! Passado o nervosismo da estréia, espero que a coluna seja útil e que seja o início de uma boa troca de idéias sobre esse tema.

 

Aruanan