20.01.2011
VAMOS PENSAR EM MARKETING? - VITRINES
“Se para as pessoas os olhos são as janelas da alma, as vitrines cumprem esse papel para as lojas”
As vitrines são mais que grandes janelas que permitem a visão dos produtos que estão à disposição dos clientes. Elas cumprem o papel de comunicar e atrair as pessoas. São elas que fazem o pedestre parar e por muitas vezes são o motivo do passeio, o típico “ sair para olhar vitrine”.
Esse espaço, um dos mais nobres da empresa, precisa ser bem planejado, ter a cara da loja e logo no primeiro instante provocar desejo de compra. Embora não exista uma fórmula para vitrine ideal, já que ela deve estar em sintonia com o restante do ambiente, o importante é que cumpra o papel de expor bem o produto e valorizá-lo.
Ao montar sua vitrine, independente do ramo de atuação, tenha sempre em mente que “ A primeira impressão é a que fica” . Quando se trata de bens e consumo desejáveis como roupas, sapatos e cosméticos, artigos esportivos ou automotivos por exemplo, procure despertar um “amor a primeira vista”. Lembre-se que boa parte das compras são realizadas por impulso e não por necessidade, nesse caso um visual impactante, seja pela beleza do produto ou pela concepção da vitrine em si, colaboram para boas vendas.
A verdade é que somos muito sensoriais, sendo a visão um dos sentidos predominantes, então quando nos deparamos com um ambiente agradável, nossas decisões tendem a ser favoráveis àquele lugar.
Claro que de pouco adianta uma excelente vitrine, organização impecável, ótimos e cobiçáveis produtos se a magia for dissipada logo que entramos na loja... então, atenção a todos os detalhes! O mesmo cuidado e planejamento se aplica ao interior da loja, inclusive no que diz respeito aos nossos outros sentidos, pois eles nos exercem forte influência mesmo que não tenhamos consciência disso... mas esse é assunto para uma coluna futura.
Para aqueles que estão pensando: “ mas eu não tenho vitrine, somos só eu e minha mesa” ou “ trabalho com prestação de serviço, vou até o cliente e não ele até meu estabelecimento” fica o alerta: Você é a sua vitrine! Mesa desorganizada, papeis colados na tela do computador, comida a vista do cliente são coisas que não passarão despercebidas, e que certamente contarão pontos negativos. O mesmo vale para “vitrines móveis” como carros da empresa e funcionários de uniforme. Das ações ao aspecto, tudo será relacionado diretamente a sua empresa.
Dicas:
_ Evite cartazes escritos a mão a menos que tenha uma caligrafia muito, muito artística.. Se for fazer algo no computador ou escrever diretamente no vidro ( algo que não funciona bem, esteticamente, para a maioria das lojas ) tenha atenção especial a ortografia, escolha uma fonte ou caligrafia que combine com a loja, mantenha o padrão, tamanho e ângulo das letras. Acredite, isso faz diferença.
_Cuidado com as propagandas de convênios e bandeiras de cartão de crédito. Os representantes desses cartões querem destaque na visualização de sua bandeira sobre a do concorrente e com isso lotam a loja de adesivos. Procure ter no máximo uma logo de cada no mesmo ambiente e preferencialmente todas do mesmo tamanho;
_ Seja organizado, sem excesso de produtos e com harmonia entre eles. Na maioria dos casos menos peças pode significar mais valor a cada uma.
_ Atenção para limpeza ( manchas nos vidros e poeira );
_ Procure ter rotatividade da vitrine, de forma a ficar o tempo necessário para muitos verem, mas o suficiente para atraí-los novamente.
_ Se possível, capriche na iluminação para valorizar peças;
_ Lembre que peças expostas obrigatoriamente devem ter o preço visível, mas não permita que isso roube a cena, essa é uma das razões para o visual ser incrível!
_ Pense em sua vitrine como uma foto. Se ela fosse um folder ou a única imagem que seu cliente veria, como gostaria de ser lembrado? Lembre-se, ela é seu cartão postal!
Zoom: Um olhar aproximado de nossa realidade! Falando em vitrine, é impossível não destacar a Bianchet Joalheiros. A decoração é sempre bem planejada, pontua muito bem as datas comemorativas e com certeza consegue valorizar seus produtos. Destaco também que a loja não se utiliza de nada muito complexo ou caro, por vezes vemos apenas pinhas ou objetos de vidro, compondo perfeitamente com os produtos em exibição. Fica a lição: Acredite na simplicidade. Parabéns! |
Fico por aqui, agradecendo os e-mails recebidos para comentar a coluna passada e fazendo o convite a todos para que mantenham o contato.
Grande abraço,
Aruanan