Cotidiano
23.09.2013
UTFI
No dia em que a instituição completa 104 anos*, escreve-me o doutor Adriano Bresolin , santa-helenense que trabalha na UTFPR Medianeira, levantando uma questão interessante e que merece ser analisada.
É política da presidente Dilma, descentralizar o ensino superior e, mormente podemos auspiciar uma oportunidade coruscante.
A UTFPR está muito grande e uma emancipação regional seria de bom alvitre, senão vejamos:
A criação da “UTFI” Universidade Tecnológica Federal do Iguaçu, desmembramento da UTFPR 6 câmpus - de Toledo, Santa Helena, Medianeira, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco - não seria um fato inédito.
Isso já aconteceu com pelo menos quatro novas instituições de ensino superior da área tecnológica em outras regiões do país.
70% dos recursos da UTFPR vão para Curitiba e eles têm apenas 40% dos alunos. Além disso, a realidade deles é industrial a nossa é agrícola.
A criação da “UTFI” seria de grande importância para o oeste e sudoeste do Paraná, completando então a quarta universidade federal do estado
Para criar uma nova universidade há a necessidade de pelo menos dois doutorados em andamento e já existe um.
A interveniência de deputados federais da região será imprescindível.
Juce, o prefeito de Santa Helena é presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e pode aproveitar esta força política, pois o interesse é grande da região e principalmente do nosso município, parturiente do novo câmpus da instituição.
* 23 de setembro de 1909, Escola de Aprendizes Artífices, 28 anos depois se transformou em Liceu Industrial de Curitiba. Em 1942, Escola Técnica de Curitiba, dezessete anos depois Escola Técnica Federal do Paraná. Em 1978, virou Centro Federal de Educação Tecnológica, o CEFET-PR. Em 2005 virou UTFPR. (Assessoria)