Religião

03.05.2013

UM PROBLEMA PODE TER UM SIGNIFICADO POSITIVO?

Em todas as línguas romanas a palavra problema tem um sentido negativo. Nessas línguas, problema é sinônimo de dificuldade, obstáculo, barreira, algo que me impede de conseguir um objetivo, em definitiva: um estorvo.

Mas, se buscamos a origem da palavra problema, percebemos que o significado é completamente outro. Problema vem do grego πρόβλεμα, está formado pela junção da preposição πρό (à frente) e do verbo βαλλέιν (atirar, lançar, jogar), literalmente seria “aquilo que me atira ou joga para frente”.

Podemos perceber que para o povo grego a conotação da palavra problema era positiva.  O povo helênico estava acostumado a ver os problemas como situações que lhes ajudava a crescer como pessoas humanas, algo que lhes ajudava a superar-se. Era um povo que gostava de desafios, basta conhecer um pouco de sua história.

Agora seria interessante que nos perguntássemos: qual é a minha atitude diante dos problemas? Como vejo eu os problemas? Sou dos que se desanimam por qualquer coisa ou sou dos que lutam e gostam de superar desafios?

Na vida todos temos problemas; ricos ou pobres. Isso na verdade é uma grande consolação! Mas, ao final de contas, o que é que faz a diferença? A resposta, em certo sentido, é simples: a maneira de encarar e enfrentar os problemas. 

De agora em diante, tenhamos presente este significado positivo dos problemas. Que não sejamos dos que ficam com os braços cruzados diante dos problemas, sem nenhuma motivação e sem vontade de lutar. Pelo contrário, façamos parte do grupo de pessoas que olham os problemas como oportunidades para crescer e para se superar. Estes são os que realmente fazem a diferença. São os que realmente ajudam a transformar o mundo.

Ricardo Pioner, L.C.