Cotidiano
06.08.2010
UM HOMEM NOTÁVEL
Não conheci pessoalmente Norton Macedo, que faleceu ontem e foi sepultado em Curitiba. Mas quando jovem (mais jovem) ouvia falar da dobradinha Norton e Werner, o primeiro deputado federal e o segundo, estadual.
Norton Macedo no tempo da administração do então prefeito Naudé Pedro Prates, foi instado a conseguir recursos federais para Santa Helena e o fez em tom de agradecimento por ter sido o mais votado aqui no município, apoiado que foi por aquele mandatário.
Por obra e graça de sua interveniência, Santa Helena foi pioneira no oeste do Paraná, a interligar o esgoto urbano nas lagoas de tratamento, implantadas naquele tempo.
O fim da década de 70 e início dos anos 80 reservavam outras realizações que tinham o quinhão reivindicatório de Norton. O Módulo Esportivo, onde depois seria construído o atual ginásio de esportes, a eletrificação rural e recursos de Brasília para implantação da praia artificial, antes mesmo da chegada do lago, são exemplos do denodo do parlamentar que jaz cremado em Curitiba.
Políticos do Paraná lamentaram a morte de Norton Macedo, utilizando o twitter. O senador Álvaro Dias disse que Norton era um dos parlamentares mais preparados que o Paraná já teve. O ex-governador Roberto Requião disse tratar-se de uma grande perda. O candidato Osmar Dias disse que o Paraná perdeu um homem de muitas qualidades. O também ex-governador Jaime Lerner também se manifestou lembrando que NM não perdoava falta de caráter.
O ex-prefeito de Santa Helena, Naudé Pedro Prates o considerava muito, se deslocando para Curitiba nesta quinta-feira para acompanhar o velório do amigo. Naudé disse que Norton foi um imprescindível para Santa Helena e o seu governo na prefeitura teve um defensor na capital federal.