Cotidiano
07.12.2008
ÚLTIMOS LANCES
Giovani Maffini está terminando seu mandato de prefeito e deixa marcas visíveis e outras nem tanto assim. Ele desatou alguns nós históricos, arrumou encrencas e foi ousado, às vezes quase inconseqüente, mas tocou o barco ante os olhares vorazes de quem fica sempre na espreita, seja para se locupletar do poder, seja de quem o queira.
Os nós
Quando me refiro a nós históricos, passeio mentalmente e de forma rápida pela construção do acostamento nas duas rodovias que ligam a cidade. A ciclovia que veio para dar um espaço aos transeuntes que não preferem carro ou não os tem. Estas obras trouxeram segurança. Desembuchou o negócio da Lar em Vila Celeste, terminou de construir a Escola Inês Mocellin, a Fatiota, a Lavanderia de Jeans e a fábrica de pré-moldados em Sub-Sede. Tirou o esqueleto da Ângelo Cattani e no seu lugar, construiu a sede dos bombeiros comunitários e da Secretaria de Abastecimento e Prevenção. Está terminando o trevo de acesso na região da Polícia Rodoviária, tornou paisagens, alguns trechos na beira do lago, caso da Curva do Obregon e da Lagoa entre a praia e a ponte.
Outras
Gico foi ousado fazendo surgir em Santa Helena, a maior empresa de todos os tempos. Quase um alqueire em construções, abriga uma das maiores indústrias de biscoitos da América Latina, que vai gerar muito emprego e renda e será inaugurada, ainda sob olhares de incrédulos, dia 30 de dezembro. Fez a Lei, procedeu a concorrência, adquiriu o terreno e quer deixar pelo menos o primeiro pilar erguido junto à terraplanagem para o frigorífico de suínos, que a empresa Diplomata (GrupoAlfredo Kaefer) quer erguer no município. O prefeito foi ousado também em diminuir secretarias, desinchar a máquina. Diminuiu salários de secretários e outros cargos em comissão.
Encrencas
Arrumou encrencas sim. Imagina. Qual o prefeito que passou pela prefeitura de Santa Helena e que não arrumou caras feias para o seu lado. Certo é que o Gico arrumou um pouco mais de briga, dado a seu ímpeto juvenil. Umas foram boas (para Santa Helena) e outras nem tanto. O certo é que só o tempo dirá como foi a administração de Giovani Maffini. A mídia se comportou bem diferente com ele. Um elogio e três pauladas. Antes, 10 elogios e meia crítica. E olha que ele pagou os principais meios, igual ou mais. Táticas e organizações com olho no futuro (de poucos).