Saúde Animal
05.11.2013
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O PARTO FELINO
Primeiramente devemos saber que a gestação das gatas, via de regra, é de 65 dias, podendo variar para mais ou para menos.
Tendo isso em mente, é necessário levar sua gata ao Médico Veterinário 15 e 7 dias antes do parto para que seja feita uma Avaliação Pré-Natal, em que será avaliado o estado geral da futura mãe, focando no escore corporal e na anatomia das glândulas mamárias para evitar ou prever problemas no parto e na amamentação.
A gata gestante tem necessidades nutricionais especiais, portanto é preciso uma alimentação adequada para esta fase da vida, para isso é necessário complementar a alimentação normal com suplementos específicos para fêmeas gestantes, que contém níveis adequados de proteínas, lipídios, energia, vitaminas e minerais. Alguns Veterinários recomendam que se troque a ração que a gata está comendo para ração de gatos filhotes, que é rica em cálcio e vai ajuda-la tanto no parto como na amamentação.
Na semana em que sua gata irá criar prepare uma caixa para parição, que permita a entrada e a saída da gata, mas que não permita a saída dos futuros felinos. Algum acolchoado para ela transformar em um ninho pode ajudar. Mantenha essa caixa em um lugar tranquilo, com pouca incidência luminosa, pouca corrente de ar e sem barulho. Lembre-se que ela só ira desencadear o processo do parto quanto se sentir segura e confiante para tal.
Nota-se, com frequência, a recusa alimentar durante as ultimas 24 a 48 horas de gestação, use isso como um indicador para não ser pego desprevenido e deparar-se com sua gata criando em lugares que dificultem seu acesso caso seja necessário.
O parto pode ser dividido em três etapas:
1. Organização do ninho, inquietação, tremores, anorexia. Contrações uterinas aumentando em frequência, duração e força. Pode durar de 6 até 12 horas sendo perfeitamente fisiológico.
2. Parição dos filhotes. Pode demorar até uma hora entre um e outro. Geralmente é concluído de 3 a 6 horas dependendo de quantos filhotes tiverem.
3. Saída da placenta, que normalmente é expelida com 5 a 15 minutos após o nascimento de cada filhote. A mãe remove as membranas amnióticas, limpa o neonato, rompendo o cordão umbilical, alimentando-se da placenta posteriormente.
Depois disso a mãe libera os fetos das membranas fetais sobre boca e nariz, faz a lambedura do filhote para estimular a respiração e circulação sanguínea, secagem e manutenção da temperatura, secção do cordão umbilical e estímulo à amamentação.
Em casos que a mãe ultrapassa 12 horas da primeira etapa e não consegue parir nenhum filhote, algo pode estar errado. Corra ao Médico Veterinário para que seja tomada a atitude necessária. Na maioria dos casos opta-se por cesariana.
Os filhotes geralmente nascem com 100 gr, e com uma temperatura retal entre 34,5 e 36°C se mantendo entre 36 e 37°C durante as duas primeiras semanas.
Gatos recém nascidos em parto por cesariana
Assim como o cão, os gatos nascem com os olhos fechados, e essa é a maior expressão de sua fragilidade e dependência com cuidados externos, seja da mãe ou dos seres humanos. Os gatos abrem os olhos entre o 6° e o 14° dia(em média, no 8°). Geralmente um dia após, abrem os ouvidos, porém a orientação a partir do som aparece de forma mais tardia.
Os neonatos não defecam ou urinam espontaneamente, esses reflexos são estimulados pelos atos de lambedura da mãe, no entanto, toda vez que o animal se alimentar ou se estiver muito debilitado é possível fazer massagens com pano úmido na região abdominal e perianal para estimular esses reflexos. Após a terceira ou quarta semana o gatinho já tem controle sobre essas funções.
Gata e seus filhotes na caixa de parição.
Após o parto, a mãe produz um leite especial chamado colostro. É de extrema importância que os filhotes bebam esse leite pois trás todos os nutrientes necessários para essa primeira fase da vida. O colostro é rico em imunoglobulinas que proporcionam a primeira defesa do pequeno gatinho contra doenças infecciosas.
Em ninhadas muito grandes ou em casos que a mãe está debilitada após vários dias amamentando é interessante oferecer aos filhotes um substituto do leite materno.
Ingredientes: 90 ml de leite condensado, 120 ml de iogurte integral, 4 gemas de ovo cozidas, 30 ml de água.
Bata a mistura no liquidificador e aqueça, cuide para não deixar muito quente.
Pode ser oferecido em seringa de 1 ml, conta gotas, ou em mamadeira específica filhotes. A quantidade varia conforme a idade do filhote, deixando o pequeno felino mamar até ficar satisfeito. Em geral o intervalo de administração do substituto de leite materno é de 2 a 3 horas até 3° dia, a cada 4 horas até o 7° dia, a cada 5 horas até o 15° dia e a cada 6 horas até o desmame na quinta semana.
Últimas dicas:
Antes do parto, fique de olho, mas não invada o espaço da gata, mesmo sendo sua primeira cria, por instinto, ela saberá tudo que deve ser feito. Sempre tenha em mãos o numero do seu Médico Veterinário de confiança.
Perguntas, críticas e sugestões enviem para: [email protected]
Um abraço e até a próxima semana.