Cotidiano
30.07.2010
TRES TONELADAS
Tem uma matéria hoje no Correio do Lago, que não pode passar despercebida. Nesta madrugada de sexta-feira, a Polícia Federal apreendeu mais de 3 toneladas de maconha no interior do município.
Isso tudo, depois de meses de investigação. Segundo fontes da própria PF, a quadrilha não é exclusiva de Santa Helena e sim utilizava o lago em determinado local, variando inclusive de municípios para fazer o descarregamento de barcos.
A quantidade de maconha apreendida assusta. Todo mundo sabe que, para cada apreensão feita, muita droga e muita arma, passa batido. É impossível fiscalizar toda a orla lacústica (acho que existe essa palavra).
Só políticas entre os dois países, Brasil e Paraguai, poderão por fim ao terror das drogas. Se houver fiscalização, impedimento e destruição das áreas de plantio e também na “exportação”, não vai haver “importação”.
Outro fator preponderante é o consumidor. Se tivermos cada vez menos consumidores, rarearão os traficantes.
Mas enquanto uns falam em coibir o uso de drogas, outros tentam liberalizá-la. Há algo positivo na legalização do uso da maconha. Terminará o tráfico. Mas esse é um estudo muito espermatozóico, com perdão do neologismo se é que o é.
Enquanto isso, para ajudar na prevenção às drogas, parece que será retomado o excelente programa PROERD junto às escolas de Santa Helena, com apoio da PM, particularmente aqui, do Cabo Vieira. Pelo menos é algo que se faz!