Cotidiano
26.03.2009
TREINO É TREINO!
Hoje acontece em Marechal Cândido Rondon, um fórum sobre violência e muito pouco deve mudar depois disso na região em termos de segurança pública.
A notícia mais importante dos últimos tempos foi dada pelo Governo do Estado, com a previsão de instalação do Batalhão de Fronteira em Guaíra, com uma subsede bem estruturada em Santa Helena, na Base Náutica.
Só a presença ostensiva da polícia, por terra, água e ar, pode coibir os ilícitos de fronteira. No papel, essa iniciativa já foi tomada e o encontro de hoje em Rondon pode reforçar o pedido para que seja agilizado este processo.
Ademais, haverá palestras interessantes que irão mexer mais com o emocional das pessoas e aguçar o senso de paladino que cada um tem.
Os principais convidados deveriam ser os praticantes do ilícito, descaminho e a banda menos ortodoxa da polícia, muitas vezes co-participe dos eventos obscuros.
O encontro de Marechal Rondon, vai ser tal e qual aquele treino que o time faz para desenvolver determinada jogada durante o embate. O narrador ou comentarista, geralmente fala: esqueceram de combinar com o adversário!
Outro jeito de promover segurança na fronteira seria discutir melhores alternativas de emprego, menos impostos que encarecem tanto nossos produtos, a ponto de ser extremamente vantajoso atravessar o lago, correr o risco, mas faturar alto em cima da absurda diferença de um número infinito de mercadorias.