Cotidiano
21.01.2013
TRANSGÊNICOS/ASTERÓIDES E REQUIÃO
Está mais do que na hora do senador Roberto Requião fazer o que fez um dos mais ferrenhos adversários da transgenia no cultivo de soja.
Recebo um e-mail de um amigo do Paraguai, produtor de soja, que conta porque Mark Lynas, um ativista ambiental que batia forte nos alimentos geneticamente modificados.
Este ano, numa conferência em Oxford, o britânico que cresceu no Peru, modificou sua opinião e confessou que brigava contra os transgênicos só por achismo e não tinha se baseado em estudos científicos.
Ele disse que até hoje, nunca se ouviu falar que uma pessoa tenha sofrido alguma anomalia por consumir a soja transgênica ou derivados dela.
No que se baseava Requião, para ir contra a maré mundial, para se postar tão violentamente contrário à transgenia na soja, ocasionando um prejuízo enorme aos agricultores do Paraná e do Paraguai?
O nosso porto em Santa Helena, diminuiu o movimento ou pelo menos a escalada de crescimento, por causa da briga do então governador, pois a soja que vinha do Paraguai via porto local com destino à Paranaguá, tomou outro destino via Assunção.
Ainda dá tempo do governador se converter como fez Mark Lynas:
“O debate é sobre a GM (Geneticamente Mofificados)Está consumado e nós não precisamos discutir se é ou não seguro. Depois de mais de uma década e meia e três trilhões de toneladas de alimentos GM comido, nunca houve um único caso confirmado de danos. É mais provável você ser atingido por um asteróide a ser ferido por alimentos GM.”