Cotidiano

25.02.2009

TEMAS E LEMAS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

O tema segurança pública que é abordado pela Campanha da Fraternidade deste ano, mexe com certeza, numa ferida muito grande da sociedade brasileira. O tema é fraternidade e segurança pública com o lema dizendo que a paz é fruto da justiça.

Há quase meio século a Igreja Católica realiza campanhas temáticas, sempre abordando assuntos atuais e que requeiram uma discussão mais ampla da sociedade em busca das soluções dos problemas apontados.

As campanhas da fraternidade iniciaram na metade da década de 60 e ao longo da história representaram algumas fases distintas. No início, os temas eram mais voltados para a vivência na própria igreja e do cristão. Igreja e Renovação e Paróquia e Renovação foram os dois primeiros temas em 1964 e 1965, respectivamente.

No início da década de 70, os temas foram Participação, Reconciliação e Serviço e Vocação, respectivamente em 1979, 71 e 72. Depois disso veio a segunda fase, quando a igreja passou a se preocupar um pouco mais com a realidade social do povo.

De 1973 em diante, a palavra Fraternidade, passou a figurar em praticamente todos os temas até nos dias atuais. Os lemas sempre foram importantes e às vezes marcaram mais do que os próprios temas das campanhas da fraternidade. Para onde vais? Questionava o lema da CF de 1980!

O tema violência que mobiliza a campanha atual não é inédito. Em 1983 o tema foi Fraternidade e Violência, com o lema: Fraternidade Sim, Violência Não. No ano seguinte, outro tema que se repetiu no ano passado: Fraternidade e Vida com o lema: Para que todos tenham vida.

A partir de 1985, a terceira fase da CF, com a igreja voltando-se mais para questões existenciais do povo brasileiro. A luta contra a fome, pela terra, a questão do menor, do negro, temas como as comunicações, a mulher, o trabalho e a moradia, fizeram parte desta fase.

Em 2000, foi realizada a primeira campanha ecumênica, envolvendo obviamente outras religiões. O tema foi Dignidade Humana e Paz, com o lema: Novo Milênio Sem Exclusões. A campanha ecumênica se repetiria em 2005 com o tema Fraternidade e Paz, lema: Felizes os que Promovem a Paz.

De cinco em cinco anos, ficou convencionado que as campanhas serão ecumênicas e já iniciaram as discussões em torno do tema e do lema que serão definidos para o ano que vem, quando acontecerá a terceira campanha que extrapola os limites da Igreja Católica.

(pesquisei na CNBB e Wikipédia)

Elder Boff