Cotidiano
02.11.2011
SUS E O LULA
Circula na internet um questionamento sobre onde Lula deveria tratar o seu câncer.
Hoje existe essa facilidade de comunicação e os interlocutores não perdem tempo, mesmo diante de um fato destes, transformam o assunto numa polêmica.
Quem inventou a frase ou a fez prosperar, se tivesse dinheiro, se trataria num hospital de ponta ou num subsidiário do SUS?
Em que pese que o presidente teria dito que o SUS tem excelência médica e se ficasse doente queria ser tratado pelo Sistema Único de Saúde, quando chegou sua doença, nem sei se ele é quem escolheu onde iria fazê-lo.
Polêmicas extemporâneas à parte, nós temos excelentes hospitais na região, que já curaram muita gente de câncer.
Os pacientes de Santa Helena são levados para o CEONC ou UOPECAN, que em tese, estão bem aparelhados para fazer o tratamento oncológico.
Quer dizer, acho que são levados para os dois, pois deu um trabalhão danado na época que fui secretário de saúde, para repartir os pacientes daqui entre os dois, que diziam ser idênticos.
Santa Helena é um dos municípios mais conhecidos nestes nosocômios, pois há muitos pacientes daqui.
Segundo falavam nestes hospitais, em relação a outros municípios, há muito mais pacientes de câncer por aqui.
Uns dizem que é por causa do sol espelhado do lago. Outros porque vivemos numa bacia cercada por montanhas (Diamante e São José) e a reserva da Itaipu.
Dentro desta bacia circula todo o veneno que é jogado nas lavouras, inclusive nas chácaras que vizinham com aglomerados habitacionais.
Esta semana vi um camarada passando veneno há uma distância da largura de uma rua, de várias casas.