Cotidiano
23.09.2011
SURREAL
O TSE adiou a votação para validação do PSD e com isso, os prazos para filiação ao Partido Social Democrata sem incorrer na fidelidade partidária, também podem ser adiados.
O PSD apresentou o número necessário de filiações, conforme ficou demonstrado nas contas de uma das ministras do Tribunal Superior Eleitoral. A ministra-relatora Nancy Andrighi aceitou como válidos 514.932 apoiamentos.
Na terça-feira será retomada a sessão de julgamento do registro e finalmente o PSD deverá ser confirmado como novo partido brasileiro. Isso aliviaria as tensões existentes em Santa Helena, onde dois vereadores, Aldemir Guerino e João Noal, aguardam ansiosos pela validação da nova sigla para onde estão migrando.
Também na semana que vem, a prefeita Rita Maria Schimidt deve tomar um rumo partidário. Ou permanece no PP, que deve ser comandado por Jucerlei Sotoriva, presidente da câmara e pré-candidato ao prefeito, ou vai junto com o ex-prefeito Silom Schimidt para o novo PSD.
Aldemir Guerino me disse que assistiu à sessão de julgamento do TSE que foi até próximo de meia-noite, pela TV Justiça. “Fiquei decepcionado com o rito”, disse ele.
Realmente, segundo opiniões de alguns setores políticos e de mídia, a sessão do TSE que tratava do registro do PSD, foi um tanto quanto surrealista.