Cotidiano
03.11.2010
SUB-CLEMENTE
Sub-Sede, São Clemente, Moreninha e São Roque, distritos de Santa Helena, são mais populosos do que pelo menos cinco cidades do Paraná, que não chegam a dois mil habitantes de acordo com o censo 2010.
Não sei se os municípios regrediram (acredito que sim) ou já nasceram míngües.
O fato é que os municípios que se emanciparam e que não deram certo ou regrediram muito, não podem mais voltar a pertencer ao município mãe. Ou pode?
Um plebiscito poderia acertar a vida deles. Melhor ser município pequeno do que distrito de município que não pode oferecer muito.
Por mais que seja miúdo, pelo menos uns 40 empregos estarão garantidos. O do prefeito, ou prefeita como não está sendo tão incomum, de alguns secretários e de nove vereadores. Municípios com 20 mil ou com 1.500 habitantes tem nove vereadores.
Outro dia ouvi uma conversa de gente retomando o assunto de emancipação do “rio pra lá”, como chamam Sub-Sede e São Clemente. Se juntar os dois, dá população e eleitor que chega pra formar um município.
Não sei por que cargas d’água, a enxurrada de emancipações cessou no Paraná. Os últimos criados foram na mesma época de Entre Rios, Pato Bragado e outros ao redor de Marechal Rondon.
Não me aprofundei na questão legal, mas acho que tem a ver com número de habitantes e eleitores.
Em todo caso, se Sub-Sede e São Clemente resolvessem mexer com os “pauzinhos”, subtrairiam boa parte dos royalties de Santa Helena. Já pensou se o valor em royalties de “direito” do “outro lado do rio”, tivessem sido aplicados só lá?