Cotidiano

07.06.2010

SINDICATO

Quem diria? O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Helena vai ter eleição para nova diretoria. Há muito tempo, os trabalhadores rurais não exercitam a democracia através do voto, nas suas hostes.

Poucas, raríssimas vezes, aconteceu embate com duas chapas. A maioria das eleições foi mais ou menos como acontece nas associações comunitárias: chapa única e aclamação.

Os envolvidos nem se dão ao trabalho de “testar” a vontade real dos associados votando num “sim” ou “não”. Aplausos e está tudo bem por mais uns dois ou quatro anos, dependendo de cada entidade.

Mas, voltando ao assunto sindicato, pelo que fiquei sabendo, o atual presidente Emílio da Costa vai ter que dar seus pulos. O seu adversário, vereador Sadi Turra, lhe subtraiu alguns membros da atual diretoria para compor sua chapa e buscou lideranças da área em todos os quadrantes do município.

Para o sindicato é muito salutar uma eleição com disputa. Pelo menos vamos ficar sabendo se anda tudo bem, se precisa modificar algo. Vejo a estrutura física, as acomodações, um pouco arcaicas. Não sei se isso se reflete na ação junto à classe.

Se der Emílio, os associados estão contentes com seu desempenho durante os últimos 12 anos. Se der Turra nas eleições dos dias 18 e 19 deste mês de junho, algo precisava ser mudado.

Elder Boff