Música
23.07.2013
SIMPLESMENTE MÚSICA
Saudações a todos os internautas que acessam o Correio do Lago. Sou Débora Tais Schnorr, acadêmica do curso de Licenciatura em Música da Anhanguera de Cascavel e é com alegria e entusiasmo que publico minha primeira coluna sobre MÚSICA.
Escrever sobre música é uma honra pra quem faz dessa suprema arte uma filosofia de vida e é, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Temas como novidades no cenário musical seja mundial ou local, história da música, música e tecnologia, educação musical, entre outros serão abordados enfocando os mais diversos públicos, atingindo positivamente a população da região oeste do Paraná, tornando-se mais um veiculo da cultura.
Como tema inicial e como educadora musical, uma justificativa para o ensino de música nas escolas não poderia deixar de ser a estreia desta coluna.
A música faz parte do cotidiano de todo o ser humano desde os tempos mais remotos e vem deixando de ter sentido na atualidade, quando observamos crianças, que deveriam estar cantando e brincando de roda ou se envolvendo com cantigas folclóricas, “apreciando” musicas com cunho sexual, cheia de mensagens subjetivas que refletem nas atitudes e comportamentos futuros como, por exemplo, uma visão errônea sobre sexualidade.
A inserção da música nas escolas como conteúdo obrigatório trouxe uma confusão inicial quanto ao seu real objetivo. Desenvolvimento social, motor, e interdisciplinar assumiram o sentido de ensinar música. O que, porém, não era claro é que estas são as consequências de uma boa educação musical.
Desta forma é preciso deixar claro que a música é uma disciplina como todas as outras, afinal não se ensina português para resolver problemas matemáticos. Assim o ensino da música é pela própria música e ponto!
É isso aí galera, espero que tenham gostado e continuem acompanhando meu trabalho. Fica aí um vídeo como dica de metodologia no ensino de música...
Clique aqui para assistir o vídeo:
Débora Tais Schnorr