Cotidiano

26.11.2009

SHOW DE BOLA

Domingo, uma parte significativa dos milhões de brasileiros vai estar diante da televisão para assistir a penúltima rodada do campeonato brasileiro mais emocionante da era dos pontos corridos.

Nunca antes na história deste campeonato, como diria Luiz Inácio, tantos times chegam nesta altura da competição com chance de título. Seis equipes ao todo.

Somente uma delas, o São Paulo, não depende de mais nenhuma outra agremiação para sagrar-se tetra campeão, amealhando para si quatro títulos seguidos.

Se isso acontecer, que me desculpem os sãopaulinos, mas o campeonato perde um pouco a graça e há sim o "risco" se é que dá para chamar deste jeito, de mexerem na fórmula.

Já estão falando em manter os pontos corridos para definir os semifinalistas ou os oito melhores para disputas cruzadas, mas acredito que não seja para o próximo ano.

Dos seis times com chances, os mais cotados depois do São Paulo, são o Flamengo e o Internacional. O colorado tem o mesmo número de pontos do Palmeiras, mas leva vantagem pelo número de vitórias e também pelo saldo de gols.

No saldo, o Inter só perder para o rival gaúcho e só depende de si para garantir a vaga na Libertadores. Vencendo domingo ao rebaixado Sport no Recife, já estará garantido na importante competição.

Para conseguir o título, que já não é algo tão impossível, apesar da improbabilidade, "basta" o Goiás vencer o São Paulo e o Flamengo tropeçar diante do Corinthias, com pelo menos um empate.

Se isso acontecer na penúltima rodada, resta apenas ao colorado, fazer a sua parte e vencer também o Santo André, possivelmente rebaixado, na última rodada.

A sensação lá na parte de baixo está reservada para Coritiba, Atlético-Pr, Botafogo e Fluminense. Destes quatro, um estará junto com Santo André, Náutico e Sport, na segunda divisão do ano que vem.

Escrevi várias colunas sobre futebol durante este ano e nesta antevéspera das decisões, compartilho com quem gosta, estes momentos interessantes deste esporte que mobiliza milhões.

Elder Boff