Música

02.09.2013

SEM RESPOSTA

É engraçado como a música sempre teve um papel importante na sociedade, mais engraçado ainda é pedir a um jovem pra que serve a música hoje e ele não saber a resposta.

Não se sabe ao certo o momento que se deu o surgimento da música, mas já no tempo das cavernas se fazia música com o corpo com o propósito de imitar a natureza e de forma ritualística para agradar aos Deuses.

Por muito tempo a música esteve ligada à religião, à igreja, à Deuses entre outras funções espirituais, sendo considerada divina arte.

Foi no Renascimento que a música se encaminhou também ara outro sentido: ao Humanismo. Nas igrejas a valorização do canto coral exaltando a voz e a capacidade humana de produzir música, por outro lado o desenvolvimento da época propiciou a criação de novos instrumentos, o desenvolvimento econômico propiciou o surgimento de músicos amadores, as partituras se espalhavam com facilidade. A música ganhou um mercado e precisava de um novo estio considerado como profano.

A música profana se refere às canções de amor, sátiras políticas e danças produzidas inicialmente pelos Trovadores franceses contribuindo de forma significativa para construção de um pensamento crítico do homem.

A música já foi mística, religiosa, ritualística, clássica, romântica, já foi tanta coisa e hoje é o que? 

Como estudante de música o que seria mais óbvio neste momento é dar um conceito, uma receita pronta, um sermão, enfim, mas eu realmente não sei o que em geral as pessoas consideram música e qual sua função. Não sei em qual parte da história está o erro, desta forma lanço um desafio a você leitor: qual a função a importância e o conceito de música na atualidade? Encaminhe para meu e-mail a resposta ([email protected]). A melhor resposta será postada na próxima publicação!

Pra você pensar bem fique acompanhado de uma boa música: http://www.youtube.com/watch?v=3thQ5w6myUk

Debora Schnorr