Religião
02.04.2009
SEGREDO DA VITóRIA EM FAMíLIA
Embora pareçam contrários humildade e disciplina, na verdade são lados da mesma moeda, ou seja, precisam andar juntos no comportamento e atitudes dos pais e dos filhos. Também o amor e a verdade não são conflitantes pelo contrário, tem que ser sempre alinhados um ao outro, para que a família tenha vitória diante dos desafios da vida.
Provérbios 18:12 “ Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade”.
Humildade do pai que é a autoridade no lar.
Provérbios 15:33 “O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”.
A humildade da mãe que também é a segunda autoridade depois do pai. Embora sendo autoridade jamais devam humilhar seus filhos, discipliná-los sim, humilhá-los nunca.
Os pais nunca devem se omitir na disciplina dos filhos.
Os pais nunca devem acobertar o erro dos filhos tentando protegê-los, esta é uma estratégia maligna para destruir a família.
Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo?
Quem há de morar no teu santo monte?O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho;
Erros devem ser confrontados com a Verdade, com Amor. Erros devem ser trazidos a luz, e nunca “empurrados para baixo do tapete”.
Disciplina faz parte do amor e do caráter de Deus.
Salmos 43:3 “Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos”.
O pai que é humilde, não deve confundir com ser bobo ou patético, deixando seu filho sem correção. Humilde não é sinônimo de omisso.
A omissão é pecado, assim como retirar a disciplina de seu filho.
Provérbios 13:24 ”O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina”.
Disciplinar um filho jovem - usar a vara para disciplinar os pequenos pode doer no coração dos pais, mas estes não podem se omitir de usar a disciplina, a verdade , a vara e sobretudo o amor.
Provérbios 23:14 “Tu a(criança) fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno”.