Conhecendo a Europa
20.03.2013
SALUT!
Pessoas como nós, de cidadezinhas pequenas e quentes, principalmente quando criança, temos curiosidade em saber como é ver a neve e qual é a sensação quando a pegamos. Até porque é um fenômeno que não acontece em nossa região. Pois bem, escalei o Mont Ventoux ou Mont Blanc e posso afirmar que não é tão frio quanto imaginava. Claro que o clima ajudou, com um sol maravilhoso e não havia muito vento. Diferente de quando ela cai sobre a cidade. A sensação é de estar pisando em algodão doce, só que escorregadio...
O que faz esta primeira escalada ao Mont Blanc ser considerada como o marco zero do montanhismo é que, antes dela, nada mudara no mundo em função das ascensões conhecidas, já que elas não geraram nenhum movimento. Até então, só o vento, os dragões e os deuses reinavam nas alturas. Após o Mont Blanc, as montanhas deixaram de ser reinos terríveis, onde ninguém sobrevivia, nem mesmo por uma só noite, e passaram a ser exploradas e conhecidas de fato.
O Mont Blanc não é a montanha mais alta da Europa, pois perde em altura para o Elbrus (5.642m), nos Cáucasos ocidentais, na Rússia, mas é a mais alta de todos os cumes vizinhos, que formam o epicentro do movimento alpinístico mundial.
Atolar e cair na neve são coisas muito comuns, como podem ver nas fotos acima.
Como uma boa turista recomendo levar seu sanduíche e fazer um belo piquenique, já que sua cerveja ficará bem geladinha ao ar livre.
O topo do Mont Ventoux está aberto geralmente de março a outubro, pois a neve bloqueia as estradas nos demais meses. A impressionante vista panorâmica que se tem dos mirantes, lá no alto, faz esquecer as levas de turistas que passam por ali diariamente. Dizem que ele é famoso pela dificuldade que impõem aos ciclistas que realizam o Tour de France.
No caminho pela Europa produtora de vinho, formam-se importantes paisagens com seus parreirais. Diferentemente do Brasil, elas não ficam suspensas.
Nesta foto, as uvas encontram-se em dormência. Os produtores de uva aproveitam o inverno, que é a época de dormência da videira, para fazer renovações nos seus parreiras ou fazer um novo parreiral.
Voilà! Et bonne journée à tous!
Assista ao vídeo da descida clicando aqui