Cotidiano
25.02.2013
REUNIÃO
"O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença." (Luis Fernando Veríssimo)
Nós somos muito egoístas. Dificilmente a gente se coloca no lugar de outrem para tentar imaginar a situação mais difícil que às vezes, os outros vivem.
Quando fico momentaneamente deprimido por causa de alguma coisa, imediatamente coloco em prática aquilo que disse por dezenas, talvez centenas de vezes em meus programas de rádio e também nas colunas de jornal.
Coloco-me no lugar dos outros, me tele transporto para um morador de rua, um cego, um deficiente auditivo ou um mutilado.
É uma receita contra o meu egoísmo que quer me fazer crer que o meu problema é o maior problema que existe na face da terra.
Vai catar coquinho, Elder! Para de reclamar! Erga sua cabeça e deixa de ser chorão. Quem você pensa que é para agigantar um minúsculo problema ante o tanto sofrimento que outras pessoas têm e muitas vezes, bem próximo de ti?
E, me reunindo comigo mesmo, extirpo imediatamente o pensamento ególatra de maledicência.
Esse é um exercício fácil de fazer e de resultados surpreendentes para o transcorrer da vida da gente.