Cotidiano

04.02.2010

REFRESCANTE E ECONÔMICO

Com este calorão que tem sido registrado em boa parte do país, exclusivamente em Santa Helena (mais de 50´ ao sol, 36 à sombra) e região lindeira, onde sofremos ainda mais com o espelho d’água, precisamos de algumas alternativas para diminuir o impacto do calor sobre a gente e sobre a conta de energia, que tem subido assustadoramente.

Todo mundo tem pagado no mínimo uns 50% a mais do que no último verão, por mês. É uma loucura  a necessidade do uso de ventiladores, condicionadores de ar, geladeiras e freezers.

Muita gente ainda utiliza as lâmpadas incandescentes (inclusive eu). A moda é usar as fluorescentes compactas que são um pouco mais caras, mas economizam energia e emitem menos calor. Substitua por fluorescentes compactas as lâmpadas comuns dos abajures e lustres.

Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas. Nas lâmpadas incandescentes, 80% da energia utilizada é transformada em calor, enquanto as fluorescentes, além do baixo consumo, produzem mais luz e emitem pouco calor.

Quando quiser investir e economizar energia, opte por uma mudança: substitua todas as lâmpadas pelos modelos a LED (Light Emiting Diod, ou diodo emissor de luz), que são mais caras do que qualquer lâmpada, mas o custo benefício é incomparável: enquanto uma lâmpada comum dura dois anos as de LED duram dez anos. E ainda emitem quase nada de calor, o que reduz a necessidade de uso de ar-condicionado.

Outro dia também falei de outra dica por aqui, motivo inclusive de uma entrevista com o engenheiro civil Luciano Schadler: casa sem o respiro entre o teto e o telhado, acumula calor demasiadamente e só se dissipa de madrugadinha.

Então precisamos fazer aquele respiro entre um oitão e outro, para diminuir bastante o calor e arejar mais rapidamente o sótão e conseguintemente diminuirá a necessidade da ventilação interna dos ambientes da casa, principalmente o quarto, propiciando economia de energia.

Ademais, tome bastante água, mas água pura. Tomar cerveja ou tererê, não é igual. Para ficar bem hidratada, a pessoa que pesa em média 60 kg, tem que tomar no mínimo, dois litros de água por dia.

 

(fontes: zh, plantas medicinais)

Elder Boff