Cotidiano
01.09.2009
REDES E FRANQUIAS
As empresas começam trilhar o caminho da
união nos mais variados segmentos. Com o tempo, os empresários terão que se
adaptar ao novo contexto de mercado ou ficarão para trás na preferência do
consumidor em razão da qualidade e do preço que o sistema de rede está
oferecendo.
Em Santa Helena já temos alguns exemplos
bem nítidos do sistema integrado de determinados segmentos que não sejam
necessariamente franquias. Em termos de franquias o exemplo mais nítido local é
O Boticário.
Nas redes, destaque para a Constru e Cia
e Bem Viver na área de materiais para construção e a Masterfarma no setor
farmacêutico.
Brevemente outros comerciantes e
prestadores de serviço devem começar a trilhar este mesmo caminho. Facilita a
mídia, torna mais barata a aquisição dos produtos para a venda e os custos para
manutenção são compensatórios.
Já existe rede na área de supermercado
(não confundir com rede de supermercados do mesmo dono) e também em setores de
indústria, quando várias empresas se unem para formar uma cadeia produtiva.
Cada um faz algo diferente.
As redes de
cooperação empresarial são, portanto, agrupamento de empresas que buscam
objetivos comuns. Com a
globalização da economia e os avanços tecnológicos e nos meios de comunicação,
as mudanças dos conceitos mercadológicos e de produção ocorrem de forma cada
vez mais rápida, processo este que se acentuou especialmente a partir da década
de 1990.*
*Referência
AMATO NETO, João. Redes
de cooperação produtiva e clusters regionais. Oportunidades para as pequenas e
médias empresas. São
Paulo: Atlas, 2000.