Religião

18.02.2015

Qual o significado da Quaresma?

Quaresma significa quarenta dias (do latim quadragésima). É um período litúrgico muito importante. Um período de preparação para as festas pascais. A quaresma começa na quarta-feira de Cinzas e termina imediatamente antes da Missa Vespertina da quinta-feira Santa.

Para nós, cristãos, a Quaresma nos faz lembrar-se dos quarenta dias que Cristo permaneceu no deserto sendo tentado pelo demônio. No deserto, Jesus se nutriu da Palavra de Deus e, de este modo, pôde superar toda sugestão diabólica, escolhendo o caminho que o seu Pai tinha indicado: a redenção da humanidade mediante a humildade da cruz.

A Quaresma é, portanto, um tempo para imitar a Cristo. E quais foram as atitudes com as quais Cristo viveu no deserto? Oração e penitência. Por isso a Igreja nos convida a intensificar neste período a nossa vida de oração e de penitência.

Mas atenção! O importante é a conversão do coração. E falar de conversão significa falar de uma mudança interior, profunda e total. Uma mudança de atitude. Uma troca de coração. A oração e os atos de mortificação e penitência, como o jejum, não são fins em si mesmo, são meios que nos ajudam nesta mudança de coração.

Peçamos a Deus que ao chegar à quinta-feira santa todos tenhamos um coração novo. Que se cumpra em cada um de nós o que Deus disse por boca do profeta Jeremias: “E darei um novo coração e derramarei um espírito novo dentro de cada um de vós; arrancarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne.” (Jr 36,26)

Uma santa Quaresma a todos!



Ricardo Pioner, L.C.