Cotidiano
08.10.2009
PUMA
Uma conversa à boca pequena, designação menos agressiva de "fofoca", dá conta de que a puma, suçuarana ou onça parda, encontrada em Santa Helena, teria sido abatida.
A princípio prefiro acreditar que não, pois isso implicaria em prisão por crime inafiançável. Abater um animal silvestre, mesmo que ele gere pavor ao ser humano, é contra a lei.
A história da onça que apareceu em Santa Helena, motivou muitas conversas entre a população. Ouvi um pouco de tudo a respeito da suçuarana que foi avistada na região da Esquina Céu Azul.
Alguns defendendo o abate do animal, alegando perigo iminente para crianças, não só pelos cães, gatos, galinhas e ovelhas.
Outros defendendo retoricamente a natureza, arguindo considerações respeitáveis sobre o "retorno aos tempos antigos".
Se tem uma, deve ter mais. Com o corredor da biodiverdidade e a faixa de proteção ambiental, os bichos maiores podem circular quilômetros pela nossa região lacustre.
Há quem diga que vai chegar uma época em que teria que ser liberada a caça à capivara, pois se houver um controle grande por parte da segurança ambiental feita por IAP, Força Verde e Itaipu, além de outros organismos, a população do maior roedor do mundo, pode exceder, devido justamente à falta de onças e outros predadores naturais.
Mas, não é só por aqui que aparecem onças assustando a população, em Viamão, próximo de Porto Alegre, uma suçuarana pode estar causando pânico também, confira o vídeo da ZH, clicando aqui.