Cotidiano

14.09.2010

PÚBLICA E PRIVADA

Se tiver alguém que vai ganhar com esta discussão toda acerca da Unioeste é a educação em Santa Helena.

Obviamente, a universidade pública é melhor por vários aspectos. Primeiro, a solidez. Segundo, a possibilidade dos nossos alunos estudarem sem pagar as quantias exageradas que os cursos particulares cobram que dependendo do curso, pode ultrapassar até mil reais.

Na média, as faculdades particulares cobram acima de 300 reais de mensalidade. É muito dinheiro se um pai de família precisa dispensar tal quantia e não for bem agarrado financeiramente. Ainda mais se tiver dois ou mais filhos em idade universitária.

Mas a faculdade particular é necessária também para ajudar nosso município a crescer. Os alunos de fora que vem estudar numa faculdade particular, já são providos de recursos, geralmente são oriundos de famílias mais bem situadas financeiramente.

O resultado é que eles virão para cá, pagarão a mensalidade, pagarão uma moradia, comprarão no comércio local, principalmente no que tange à alimentação e diversão.

Toledo começou com a Facitol, que virou Unioeste e só depois se firmou com o complexo de faculdades particulares da Unipar e da Fasul.

Elder Boff