Cotidiano

17.02.2011

PROTEÇÃO PRA TODOS

A Acisa tem o SCPC e agora fez parceria com o Serasa. As empresas estão certas, capitaneadas pela sua associação e cercar-se de proteção quanto a possíveis inadimplentes, que às vezes escapam da figurar num, mas podem esbarrar noutro sistema de proteção ao crédito.

 

Aliás, não sei por que chamam de “proteção ao crédito”. Na verdade é proteção contra o débito de risco, porque não protege nenhum futuro cliente, só lhe abre a possibilidade de aquisição de dívida.

 

E o consumidor? Está bem protegido em Santa Helena? São disponibilizadas todas as garantias de bom atendimento e principalmente assistência técnica, reclamação de produtos vencidos, troca de mercadoria, garantia de qualidade de produtos e serviços?

 

Os consumidores de Santa Helena também poderiam se organizar e criar o Procon municipal. Tenho visto muitos deles desamparados, principalmente por lojas de departamentos que tem “invadido” a cidade, as quais vendem mercadorias e as trocas daquelas com defeitos, rendem dor e mais dor de cabeça para os “desprotegidos”.

 

Enquanto não existir uma proteção oficial do consumidor, o negócio é tomar algumas medidas. Sempre ao comprar um produto mais caro, principalmente, pegar a nota e a garantia.

Elder Boff