Nutrição
18.05.2012
PREPARE PEIXES DE FORMA SAUDÁVEL
Campeões em disparada quando o assunto é ômega 3 e outras gorduras benéficas à saúde, os peixes não podem faltar no prato de quem procura manter uma alimentação saudável. "Eles são excelentes para prevenir doenças cardiovasculares e estimular o cérebro a funcionar melhor". Os peixes são muito versáteis e podem ser preparados de diversas formas, agradando quase todos os paladares. Contudo, é preciso ter cuidado, pois algumas preparações são mais calóricas. Confira as dicas da nutricionista e veja como deixar o seu peixe mais saudável:
àCozido
Essa é uma das melhores maneiras de preparar o peixe, pois não acrescenta gorduras ao prato. No entanto, os alimentos cozidos perdem as vitaminas C e do Complexo B, que se dissolvem na água. Para reduzir essa perda, é sugerido utilizar pouca água no cozimento e esperar ferver para adicionar o alimento. Também é possível reaproveitar essa água vitaminada do cozimento para fazer arroz, feijão, macarrão ou sopas. Outra opção é cozinhar o peixe no vapor, pois o método conserva os nutrientes e preserva cor, aroma e textura natural do alimento.
àGrelhado
Gostosa e crocante, as preparações grelhadas são extremamente saudáveis e práticas. Uma pesquisa da Harvard School of Public Health, em Boston (EUA), comprovou que consumir peixe grelhado de uma a quatro vezes por semana diminui em 27% o risco de infarto em pessoas acima dos 65 anos.
Uma das maiores vantagens dessa preparação é que todos os nutrientes podem ser conservados sem grandes problemas. Antes de iniciar o preparo, aqueça muito bem a grelha em fogo alto, pois as proteínas do peixe formam uma crosta que retém os nutrientes em seu interior.
àAssado
A vantagem do peixe assado, assim como a versão grelhada, é que ele não utiliza água nem óleo no preparo, preservando os nutrientes. Mas um dos maiores dramas desse peixe é que ele pode ficar ressecado, perdendo o sabor. Para que isso não aconteça, regue sempre o alimento com os temperos e envolva-as em vegetais, como alface e couve, na hora de assar. Uma alternativa é utilizar o papel manteiga, que mantém a textura e os nutrientes, além de acelerar o preparo.
àFrito
Apesar de ser o preferido na maioria das cozinhas por ser muito saboroso, o peixe frito possui muitas gorduras e deve ser consumido esporadicamente e com muita moderação.
àÀ milanesa
Essa preparação consegue ser ainda mais calórica que a frita, pois leva a farinha e o ovo para empanar, além do óleo usado na fritura. Esta preparação deve ocupar o final da lista de opções se a intenção for manter uma alimentação saudável.
àCru
Carro chefe da culinária japonesa, o peixe cru leva vantagem, pois tem os nutrientes conservados em sua totalidade, já que não passa por nenhum tipo de cozimento. Prefira salmão, atum e robalo.
*Cuidados na hora da compra*
Um peixe fresco possui a carne branca ou rosada, é resistente à pressão dos dedos, tem escamas bem presas à pele e guelras úmidas de cor rosada. Além disso, os olhos devem estar salientes, brilhantes, transparentes e sem manchas. Evite comprar as opções que estejam fora do gelo, expostas ao sol ou a insetos.
A conservação deve ser feita no congelador, com o alimento temperado com sal e limão para prolongar sua validade, que pode chegar a três meses. Para descongelar, deixe-o na geladeira durante a noite anterior ao preparo. Se for prepará-lo cozido ou ensopado, pode tirá-lo do congelador e levá-lo direto à panela. Depois de descongelar, o peixe deve ser consumido rapidamente, para evitar riscos de contaminação, e não pode ser congelado novamente.
- Para fazer em casa -
Caso você esteja sem ideias para fazer o seu peixe, siga a receita:
Ingredientes
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
6 filés de peixe (merluza, pescada, tilápia ou pacú)
2 colheres (sopa) de margarina light
1 colher (chá) de sal
1 colher (café) de pimenta-do-reino (opcional)
6 tomates (sem pele e sem sementes) picados
1 xícara (chá) de salsão picado
2 xícaras (chá) de cenouras cozidas cortadas em rodelas
4 xícaras (chá) de batatas cozidas cortadas em cubos
Modo de Preparo
Coloque as cebolas no fundo de uma forma grande e disponha os filés por cima. Passe metade da margarina e acrescente o sal, a pimenta e os tomates. Asse em forno médio durante 15 minutos. Junte os legumes e cubra com o restante da margarina. Asse por mais 20 minutos. Sirva a seguir.
Rendimento: 6 porções
Cada porção contém:
Calorias: 257kcal
Carboidratos: 19,40g
Proteínas: 25,60g
Lipídios: 9,34g
Nutri Vida - Espaço Saudável e Natural
Drª Carla Andréa Metzner - Nutricionista
Santa Helena - Paraná
Tel: (45) 3268-3131 Cel: (45) 8806-0456
Entre Rios do Oeste - Paraná
Tel: (45) 3257-1313