Cotidiano

12.12.2011

PRECONIZANDO

Queria tanto repetir este texto, que escrevi há três anos, quando até então, amargávamos uma seca...

 

A abençoada chuva que caiu por sobre Santa Helena e toda a região, inclusive no Paraguai onde plantam muitos brasileiros, reanimou os agricultores que já estavam em vias de desespero. O fim da seca veio com uma abundante chuva de 60 milímetros. Isso significa que caíram 60 metros de água por metro quadrado de terreno, convenhamos uma boa precipitação. Segundo a escala, para cada milímetro medido, chove o equivalente a um litro por metro quadrado.

 

Nublado

Mesmo que o dia hoje amanheceu sem chuva, o aspecto nublado do tempo ajuda as plantas a recuperar o seu estresse hídrico. Assim me disse Jandir Vargas de Lima, Secretário de Agricultura, administrador com ênfase em agronomia, não escondendo seu ar de satisfação pela chuva que caiu. Se já abrisse um sol de rachar depois da boa chuva, o efeito da umidade passaria logo e o processo de formação das plantas, continuaria no descompasso.

 

Animação

Os comerciantes também vibraram bastante, afinal de contas, se não fosse a chuva, o único comércio que iria continuar vendendo bastante, seria o de lenços. Era comum ver pela cidade um dono de loja e um colono, juntos, abraçados, chorando as mágoas. Mas graças a Deus, isso faz parte do passado. Graças a Deus mesmo, pois quem manda em São Pedro é Ele e cinco dias depois do Halo Solar (aquele círculo tipo arco-íris)  a seca se foi.

 

Que funcione como preconição.

Elder Boff