Cotidiano
30.06.2011
PORTO
O porto de Santa Helena viu cair sistematicamente seu movimento nos últimos anos.
Essa constatação foi provada pelos números apresentados pela Receita Federal nos balanços que são feitos anualmente.
Diga-se de passagem, que o Correio do Lago impresso, foi o pioneiro da publicação destes balanços.
Lembro-me sentar com Orlando Onishi, da Receita Federal de Santa Helena e estudar os relatórios para esmiuçá-los na linguagem mais apropriada para o nosso entendimento e da maioria dos leitores que não tinham a obrigação de decodificar o que os técnicos sabem com naturalidade.
Por exemplo: todos os relatórios de movimentação, seja de importação ou exportação, são apresentados em dólares americanos e em toneladas.
Mas, voltando à queda do movimento no porto local, ontem, nesta quarta-feira dia 29 de junho, alguns esclarecimentos foram salutares numa reunião não menos salutar na Acisa.
A associação comercial recebeu a pessoa mais entendida deste assunto na região, que é o despachante aduaneiro, diretor de comércio exterior da associação comercial de Foz, Mario Camargo.
Ele deu uma aula de porto e todos que estávamos presentes, pudemos aprender bastante sobre as relações internacionais via modal hidroviário, que, aliás, não subsiste sem os outros modais, rodoviário e ferroviário.
Pudemos observar o dono das balsas, Claudio Andreis, dizer que opera muito tempo no prejuízo durante o ano e agüenta o soco, puxando dinheiro do bolso na entressafra.
Pudemos ver que o secretário da pasta atinente ao porto em Santa Helena, Silom Schimidt, se mostrou aberto aos investimentos que se fizerem necessários dentro da legalidade.
Enfim, pudemos também observar na noite de ontem, que a queda do movimento no Porto Internacional de Santa Helena, se deu bastante em razão de uma briga ideológica em relação à transgenia.
O Paraná foi uma ilha no Brasil, a não permitir no governo de Roberto Requião, a exportação via porto de Paranaguá, de soja transgênica.
Outros desmandos naquele complexo portuário inviabilizaram o movimento no nosso porto aqui em Santa Helena.
Agora, as coisas estão mudando e a perspectiva de retomada das exportações via o porto marítimo paranaense, utilizando como porta de entrada o Porto de Santa Helena, podem fazer retomar o entusiasmo de outrora, principalmente como em 2008, quando a movimentação no complexo aduaneiro local, chegou no apogeu.
Às vésperas de completar 33 anos na segunda-feira próxima, a Acisa se fez ouvir.