Cotidiano
28.09.2010
PESQUISAS...
Ontem à noite, conversava com alguns amigos no interior
de Santa Helena e o assunto relativo às pesquisas veio à tona.
Disse que havia escrito neste espaço, que as pesquisas
são um mistério que a gente não consegue desvendar bem certinho. Eu não tinha tido acesso ainda, ao Datafolha de ontem à noite.
As sondagens dos grandes institutos conseguem influenciar
a decisão de voto de boa parte da população que não vota muito por ideologia ou
por decisão própria, mas influenciada pela onda do “já ganhou”.
Eu disse que não conseguia entender, como, na largada da campanha no Paraná, ou até na pré-campanha
os dois principais candidatos estavam mais ou menos empatados. Logo depois que
começou o processo eleitoral em si, um espichou pra cima, quase de forma
mágica.
No Brasil, Serra liderava na pré-campanha e no início
dela. Depois, também com um toque de “Mister M” a Dilma disparou.
Agora, na reta final da campanha, os números das últimas
pesquisas, tanto no Paraná, como no Brasil, começam a ficar parecidos com o que
acontecia lá atrás, inclusive indicando a possibilidade de segundo turno para
presidente.
O que pode significar tudo isso? Acredito que a maioria
da população formadora de opinião, já tinha o seu veredicto eleitoral lá atrás
e a tendência é que os influenciados pelos balões mágicos das pesquisas
repensem as suas definições de voto.
No limiar do dia da votação, os institutos encostam seus
resultados na realidade, sob pena de perderem definitivamente a credibilidade.