Cotidiano
18.03.2013
PASTORAL DA BONDADE
Uma das primeiras mensagens que o novo papa Francisco, que será entronizado nesta terça-feira no Vaticano deu depois da sua eleição, foi acolhimento.
Com certeza a sua mensagem deve se irradiar por todo o clero, desde a cúria central até as mais longínquas capelas.
Acolher significa tratar bem, olhar pelo bem, sinalizar pelo bem e não só aturdir féis com sermões ou condutas enérgicas.
A igreja católica tem perdido inúmeros seguidores que debandam para outras religiões.
O papa Francisco, com seu carisma e humildade, com sua mensagem de acolhida, pode começar a reverter este quadro e reconverter fiéis para a igreja.
Mas para que isso comece a acontecer, os cardeais, bispos e padres do mundo inteiro, assim como as demais lideranças da Igreja Católica, precisam ouvir e repassar na prática a mensagem do novo sumo pontífice.
Em raras passagens da Bíblia no Novo Testamento, Cristo usou de aspereza. Uma delas foi quando enxotou os vendilhões do templo.
Na grande parte de seu tempo de peregrinação na terra, Jesus tratou com humildade, clemência e muito acolhimento aqueles aos quais se aproximava ou os que se achegavam a ele, cujo histórico de complacência é contado com detalhes pelos evangelistas.