Conhecendo a Europa
13.04.2013
PARIS - PARTE II
É um dos maiores e mais famosos museus do mundo. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central da Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).
(portal de acesso da champs-élysées para o Louvre)
O primeiro real "Castelo do Louvre" neste local foi fundado por Filipe II em 1190, como uma fortaleza para defender Paris a oeste contra os ataques dos Vikings. No século seguinte, Carlos V transformou-o num palácio, mas Francisco I e Henrique II rasgaram-no para baixo para construir um palácio real; as fundações da torre original da fortaleza estão sob a Salle des Cariatides (Sala das Cariátides) agora. Mais tarde, reis como Luís XIII e Luís XIV também dariam contribuições notáveis para a feição do atual Palácio do Louvre, com a ampliação do Cour Carré e a criação da colunata de Perrault.
As transformações nunca cessaram na sua história, e a antiga fortaleza militar medieval acabaria por se tornar um colossal complexo de prédios, hoje devotados inteiramente à cultura. Dentre as mais recentes e significativas mudanças, desde o lançamento do projeto "Grand Louvre" pelo presidente François Mitterrand, estão a transferência para outros locais de órgãos do governo que ainda funcionavam na ala norte, abrindo grandes espaços novos para exposição, e a construção da controversa pirâmide de vidro desenhada pelo arquiteto chinês I. M. Pei no centro do pátio do palácio, por onde se faz agora o acesso principal. O museu reorganizado reabriu em 1989.
O acervo do Museu do Louvre possui mais de 380 mil itens e mantém em exibição permanente mais de 35 mil obras de arte, distribuídas em oito departamentos. A seção de pintura é a segunda maior do mundo, logo atrás da do Museu Hermitage, com quase 12 mil peças, sendo que delas 6 mil estão em exposição permanente.
(algumas salas com o teto decorado)
Algumas obras importantes:
(Cenni di Pepe, do pintor Cimabue – 1272 à 1302. La Vierge et l’enfant en majesté entournés de six anges)
(Francesco BOTTICINI – Florence 1446-1498. La Vierge et l’enfanten glorie, entourés de sainte Marie-Madeleine, de Saint Bernard, d’anges, de chérubins et de séraphins)
(Alessandro Felipepi, BOTICELLI – Florence 1445-1510. La Vierge et l’enfant avec Le jeune Saint Jean Baptiste)
(Lorenzo COSTA , Ferrare 1460- Mantoue 1535. Le Règne de Comus, dans Le Castello di San Giorgio Du Palais ducal de Mantoue)
(Marco da Oggiono – 1470. La Vierge allaintant l’enfant)
(Pierre, Narcisse GUÉRIN – Paris 1774- Rome 1833. Esse pintor interessante, pois sempre pinta um defeito em suas obras, pode perceber que há uma perna digamos “estranha”)
(Anne Louis GIRODET DE ROUSSY-TRIOSON, 1767- 1824. Pygmalion et Galatée)
(Jacques-Louis David, "Leônidas nas Termópilas", 1814.)
(Jacques-Louis David: A coroação do Imperador Napoleão I e Coroação da Imperatriz Josefina na Catedral de Notre Dame em 02 de dezembro de 1804. Há dois quadros verdadeiros e o outro encontra-se em Versaille no Castelo de Louis XIV)
Finalmente a mais Famosa: Monalisa
(super protegida)
(Léonard de VINCI, 1452-1519. Trata-se de Lisa Gherardini, esposa de Francesco Del Giocondo. Disse-se Monna Lisa, La Gioconda ou La Jaconde)
Outras pinturas apenas para admirar a beleza, a nível de curiosidade:
(As mulheres belas eram gordinhas)
(muitas pinturas de guerras e revoluções da época)
Vamos aos mundos, interessantíssimo saber que há tantos anos antes de Cristo eles já possuíam tanta criatividade e habilidades. No mundo Grego representa a arte grega, romana e etrusca, sua coleção inclui peças de toda a região do Mediterrâneo desde o Neolítico até o Helenismo, passando pela civilização cicládica e a cultura cipriota. O conjunto começou a ser formado no tempo de Francisco I, e neste início se concentrava em esculturas. Mais tarde passou a receber vasos, cerâmicas, marfins, afrescos, mosaicos, vidros e bronzes de várias procedências. A sensação é que você realmente está na Grécia observando os vestígios de seu povo.
A famosa Vênus de Millo:
A célebre Vitória de Samotrácia talhada em comemoração da vitória naval grega em Rodes,mármore, 190 a.C.:
(geralmente enfatizavam os órgãos genitais)
(mas também escondiam-nos)
(escultura hermafrodita)
(famosos por suas pinturas em vasos, geralmente de batalhas)
No mundo egípcio, com mais de 50 mil objetos, que atestam o profundo interesse francês na área da egiptologia no século XIX, abrange os períodos desde o Antigo Egito até a arte copta, incluindo os períodos helenístico, romano e bizantino, e seu conjunto oferece uma ampla visão da cultura e sociedade egípcias em todos os seus aspectos, inclusive com suas catacumbas.
(o Rei Akhénaton)
("O Escriba Sentado" de Sacará, Egito, calcário e alabastro, por volta de 2600 e 2350 a.C.)
Agora minha parte preferida, as catacumbas:
(aqui temos uma Múmia de verdade conservada)
(aqui foi trazida uma tumba inteira de um Faraó de uma Montanha)