Cotidiano

11.07.2011

PALMATÓRIA

Conversei com o assessor jurídico do Conselho dos Lindeiros, Dr. Jaime Remor e revejo o meu conceito inicial a respeito do Cisop, Consórcio Intermunicipal de Segurança que se pretende criar, cujo protocolo de intenção foi assinado no encontro dos Lindeiros, na semana passada em Santa Helena.

Explicou-me o causídico, que há nova legislação para o repasse de verbas para municípios e que a maioria dos pequenos, não poderia por si só, utilizar os recursos que estão disponíveis.

Fato que comprova isso, segundo Remor é a devolução para o orçamento da União, de aproximadamente 40% dos recursos do Pronasci, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, que não são alcançados por falta de bons projetos e vias legais para usufruí-lo.

O Cisop quer fazer este papel para a região lindeira e da chamada BP3, como mediador e não como órgão executor de serviços de segurança.

Lembrou-me o doutor, que até na área de agricultura, começa a ficar interessante a formação de consórcios, fato já existente, inclusive na nossa microrregião e assim poderá ocorrer em quaisquer outras áreas.

É uma espécie de cooperativismo que dá certo até no comércio, com a junção de várias lojas de uma mesma atividade, de cidades diferentes, que ganham poder de compra e de venda pelo volume.

Elder Boff