Cotidiano

18.08.2009

PADROEIRA, PADROEIRO E OUTROS SANTOS

De formação preponderantemente católica, o município de Santa Helena tem o nome de uma santa, cuja data é comemorada hoje dia 18. Mas não é Helena de Constantinopla, a padroeira do município e sim Santo Antônio.

Isso tem uma explicação. O município nasceu onde hoje é Santa Helena Velha, localidade pertencente ao distrito de Vila Celeste. Por ocasião da emancipação, os agricultores, na sua grande maioria de famílias desbravadoras desta terra, não quiseram deixar a santa vir para a nova sede.

A igreja não contrariou a vontade da população e acabou arrumando outro padroeiro e o escolhido foi Santo Antônio, sendo que Santa Helena continuou sendo a padroeira da localidade interiorana.

Muitas localidades têm nome de santos e santas. Temos São Clemente, Santo Antônio (2) Santa Clara, São Brás, São Miguel, São Gabriel, São Roque, Santa Terezinha, Santa Cruz, São Paulo, São Vicente, São Jorge, São Luiz na cidade e no interior.

Ainda na cidade tem Santa Rita de Cássia e São Cristóvão e homenagens religiosas em nomes de outras localidades, tais como Vera Cruz, Coroados, Vila Celeste e Boa Esperança

Outros nomes estranhos como Pacuri, Buricá e IBC. Pacuri é uma planta. Buricá, pelo que pesquisei, é um rio no Rio Grande do Sul e IBC, deve ser uma homenagem ao extinto Instituto Brasileiro do Café.

Elder Boff