21.10.2007

OUTUBRO - 2007

DECLíNIO DA OPOSIÇÃO

Como disse na edição passada o PMDB vem se desestruturando. Dois representantes do legislativo já deixaram as bases do partido, o que com certeza foi um "choque para a advocacia local", que há algum tempo não faz parte da cena política, mas sempre está a cutucar os que estão na ativa. O resultado tardou, mas acabou aparecendo, pois o PMDB perdeu 50% de sua representatividade no poder legislativo local. Saiu Valdir Osório, detentor de quatro mandatos e Luisa Soalheiro, única mulher na câmara. O discurso de despedida de Osório foi doloroso para as hostes peemedebistas. O vereador de São Clemente desancou seus parceiros de outrora, tecendo duras críticas ao que chamou de "aproveitadores" de três mandatos. Calculo que sejam os dois mandatos de Júlio Morandi e um de Silom, do qual puderam usufruir a metade.

Vira e mexe, o prefeito Giovani Maffini, mantém uma boa base na câmara, apesar de muitos políticos da cidade optarem por mudanças de siglas. Novas maneiras de fazer política, aparentemente vem dando certo, o jeito de cativar as pessoas, já fez com que a situação retomasse a maioria, ainda que não formalmente. Neste jogo de troca-troca, o PDT tem se fortalecido. Um partido que sempre foi de médio porte no município está se destacando e "atraindo" algumas lideranças que vão ser de grande valia para a consolidação da sigla. Fortalecendo-se agora estão o PDT com Valdir Osório, o Democratas com Elder e o PP com João Noal.

Por outro lado, um fato engraçado que quero comentar é a respeito do poder judiciário que intimou um cidadão só porque ele estava aparecendo na mídia. O transtorno maior foi para os advogados que tiveram de providenciar um novo documento para comprovar a incapacidade de comparecer às audiências.

No mês passado o tema foi o cenário que se apresentava, nesta edição, destacamos um pouco sobre a decadência do outro forte PMDB. Assim vamos tentando relatar um pouco dos bastidores da política de Santa Helena que, a exemplo de outros municípios da região, vive dias conturbados às vésperas do prazo legal para filiação de futuros candidatos. A charge deste mês (pg. 02) ajuda ilustrar o nosso texto.

Até a próxima.