Cotidiano
07.12.2011
OUTRA PROFISSÃO
Quem vive do bom e do melhor, usufruindo a condição de contrabandista, pode pensar em mudar de profissão.
O Ministério da Justiça (MJ) assinou nesta quinta (8) termos de adesão de 11 estados ao Plano Estratégico de Fronteiras, que vai possibilitar o acesso a recursos de R$ 37 milhões para investimentos em segurança.
O plano é coordenado pelo MJ em parceria com o Ministério da Defesa e visa coibir o tráfico de armas e drogas provenientes dos países vizinhos.
Todos os estados envolvidos já apresentaram projetos de integração de trabalho, que estão sendo analisados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão que faz a articulação das ações do governo federal com os estados.
O plano estratégico contará com a atuação das Forças Armadas e das polícias Federal Rodoviária Federal e estaduais. Atualmente, duas operações de caráter permanente atuam contra ilícitos nas regiões de fronteira no país: a Operação Sentinela e a Operação Ágata.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou que devem ser contratados, no próximo ano, 1,5 mil novos policiais rodoviários federais e 1,3 mil policiais federais.
A maioria deles deve ser encaminhada para trabalhar nas fronteiras, que envolvem 710 municípios.
Vale ressaltar que isso não é obra e nem gestão de nenhum deputado. É promessa de campanha de uma fronteira mais segura, feita por Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral.
Com informações da Agência Brasil