Cotidiano

16.07.2013

OS BOMBEIROS

Vocês viram o que aconteceu com o caso da Boate Kiss de Santa Maria? Creio que sim, pois a mídia, sob suas mais variadas plataformas, anunciou exaustivamente ontem.

Sobrou a culpa para os bombeiros.

Por isso, começo a me certificar e entender a rigorosidade com que os bombeiros estão agindo e muitos já agiam, em relação a liberação de locais para eventos, mesmo em nossa região.

Antes do caso da Boate Kiss, há três anos mais ou menos, estava junto com um bloco carnavalesco feminino aqui de Santa Helena, a promover um evento no qual lançaria o seu CD, a dupla Maicon e Marcinho.

Queríamos fazer no Centro Bom Pastor da Praça Santos Dumont, conhecida como Praça do Redondo.

Não foi possível pela falta de liberação dos bombeiros e fizemos o evento, aliás, com muito sucesso, no Centro Comunitário da Esquina Céu Azul, que tinha as liberações.

Registre-se que agora o Centro Bom Pastor tem as liberações.

Na apuração dos fatos e busca de culpa, o Ministério Público está responsabilizando os bombeiros e livrando o prefeito de Santa Maria.

Pela lógica, o prefeito dá o alvará de funcionamento se as dependências aludidas estão com a papelada dos bombeiros.

Então, os bombeiros deram a papelada?

O caso de Santa Maria é, definitivamente, um divisor de águas na história brasileira.

Primeiro, por vitimar tantos e tantos juvenis, a maioria estudantes.

Segundo, por impactar diretamente no funcionamento de locais que aglomeram gente.

Os bombeiros passaram a ser estrategicamente importantes na prevenção. Se não o fizeram direito, correm o risco de protagonizar o banco dos réus de incidentes como o da Kiss.

Elder Boff