08.09.2009
ORIGENS E SIGNIFICADOS DE NOMES DE BANDAS – PARTE III
BOB DYLAN - Seu nome verdadeiro é Robert Zimmerman. Achando o nome excessivamente étnico e sendo grande admirador do poeta Dylan Thomas, ele mudou para Bob Dylan.
CARPENTERS - É o sobrenome dos irmãos Richard Carpenter e Karen Carpenter.
CHEMICAL BROTHERS - Originalmente chamado de the Dust Brothers em homenagem aos produtores americanos até estes descobrirem e obrigá-los a mudar de nome. Mudaram para Chemical Brothers fazendo alusão a uma música do repertório, Chemical Beat.
CHERRY POPPIN DADDIES - Originalmente uma banda punk chamada Jazz Greats. Eles tinham uma música chamada "Cherry Poppin Daddy Strut" inspirado em um tema jazz. Enquanto bêbados achavam que a banda não duraria mais do que um show e, portanto o nome ficaria bem.
CHICAGO - O primeiro disco ainda saiu com o nome original da banda, "Chicago Transit Authority" porem a prefeitura da cidade de Chicago processou. Chicago Transit Authority é o nome do departamento de transportes público da cidade.
CHUBBY CHECKER - Nome para fazer frente a Fats Domino.
CINDERELLA - Nome escolhido pela falta de conotação heavy metal.
CLASH - Tirado de manchete do jornal "A Clash With Police". Paul Simmon teve a idéia e todos concordaram.
COCTEAU TWINS - Tirado de uma canção dos Simple Minds sobre gêmeas que falam uma língua que eles próprios criaram.
COMMODORES - Antiga patente da marinha americana hoje substituído por Commodore Admiral. O nome foi escolhido ao acaso.
CRANBERRIES - O nome original era Cranberry Saw Us, mutação de Cranberry Sauce (molho da fruta cranberry). Quando Dolores O'Riordan se juntou ao grupo ela sugeriu encurtar para the Cranberries.
CREAM - O nome foi sugerido por Eric Clapton que costumava afirmar sobre a banda: "we are the cream" (nós somos a nata).
CREED - O nome da família em Pet Sematary de Stephen King.
CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - Segundo o baterista Doug Clifford: "Nós tínhamos o nome de Golliwogs, um nome que havia sido imposto por nosso empresário. Nós conhecíamos um cara chamado Credence Newball e nós gostamos do nome, mas chegamos à conclusão de que se nós usássemos o nome dele, ele iria nos processar. Então, não funcionou. Mas nós gostamos da ideia de "credence" (crença), por significar verdade e justiça, algo que nós como idealistas na época, nos identificávamos muito. A gente acrescentou a letra E no Credence para ficar totalmente diferente. "Clearwater" veio de um comercial da cerveja Olympia, que mostrava uma imagem de ventos indo e vindo, algo que possuía uma certa compatibilidade com o nosso ideal de "rumos abertos". "Revival" era o renascimento de nós mesmos, nós não faríamos mais o que nosso empresário mandasse, ou coisas que não gostaríamos de fazer".
CURE, The - Originalmente, THE EASY CURE (A Cura Fácil).