Cotidiano

03.02.2009

O RISCO DOS 84

Acredito que o povo brasileiro deva parar de dizer que está tudo bem com o governo de Lula. A continuar desse jeito, o homem pode chegar perto dos 100% de aprovação da sua administração. Lula tem batido sucessivos recordes de aprovação popular e isso deve estar instigando a claque governamental para intentar um terceiro mandato.

Está ruim. Não, bem longe disso. O Brasil realmente consegue filtrar o tsunami da crise mundial e por enquanto decantá-lo em marola. Mas bem longe da gente merecer ver infringido ou burlado a constituição.  Melhor é Lula esperar, deixar o povo analisar o próximo governo, que pode até ser do PT e se precisar, voltar triunfante então, depois.

Nesta hora é melhor a gente começar a desconfiar do governo e desaprová-lo um pouco. Não vamos dar tanta linha para o lulismo, senão vamos correr o risco que a Venezuela está correndo de ter que conviver com o chavismo por alguns decênios.

Disse acima que o próximo governo pode ser do PT. Pois é, a recauchutagem da Dilma Rousseff ou a badalação em cima do feito, lhe rendeu mais uns pontinhos nas pesquisas eleitorais que já acontecem com vistas a 2010.

Segundo pesquisa da CNT/Sensus, Dilma passou de 10,4 em dezembro para 13,5% em janeiro. Serra caiu de 46,5 para 42,8% na mesma avaliação. Em terceiro lugar, aparece Heloisa Helena com 11,2%.  Por enquanto a liderança tucana é folgada e inclusive pode se dar ao luxo de utilizar outro candidato que também ganharia de Dilma, Aécio Neves, governador de Minas.

Com o neto de Tancredo, quase um empate técnico, mas com Heloísa Helena: 23,3% a 18,2%. Ocorre que segunda análise da pesquisa, Heloísa Helena herda votos de Serra e nesta formação de candidatos, Dilma Roussef ficaria com 16,4%.

([email protected])

Elder Boff