Nutrição
06.04.2016
O QUE É GASTRITE?
Gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, pode ser desencadeada por várias causas:
- Infecção pela bactéria helicobacter pylori;
- Uso de medicação por tempo prolongado que agride a mucosa gástrica (anti-inflamatórios, ácido acetilsalicílico)
- Aumento da secreção ácida do estômago por estresse (gastrite "nervosa")
- Fator hereditário, má alimentação, realização de poucas refeições ao dia com grande volume de alimentos e com grandes intervalos entre cada refeição.
Quais cuidados deve-se ter com alimentação para quem tem gastrite?
- Evitar dar intervalos muito grandes entre as refeições, pois para alguns pacientes predispostos geneticamente o contato do suco ácido do estômago diretamente com as células da mucosa gástrica pode levar à uma irritação local e desencadear a gastrite. Isto não acontece quando o alimento está no estômago funcionando como uma barreira física entre o ácido clorídrico produzido pelo estômago e sua mucosa. Muitas horas sem se alimentar também pode piorar a azia.
- O ideal é comer de 3 em 3 horas, fracionar a alimentação em volumes menores, evitar refeições "pesadas" com muitos alimentos, de fácil mastigação e digestão (refeições mais leves) em temperaturas não muito elevadas;
Quais alimentos devem ser evitados para quem tem gastrite?
- Alimentos mais gordurosos geralmente necessitam de uma digestão mais intensa, exigindo uma produção maior de suco digestivo pelo estômago que, por ser muito ácido, pode piorar o quadro da gastrite, como é o caso das frituras, carnes gordurosas, manteiga, chocolate, queijos gordurosos (amarelos), biscoitos amanteigados, e embutidos como bacon, salame, presunto gordo, salsichas e mortadela.
- Temperos e condimentos fortes, como pimentas, noz-moscada, vinagre, mostarda, cravo-da-índia e páprica.
- Alguns pacientes, mas não todos, referem piora da gastrite com algumas frutas mais ácidas como as cítricas: limão, abacaxi, maracujá, laranja, acerola, tangerina e morango.
- Alimentos em conserva como o caso dos picles, enlatados, tomates e seus subprodutos como molhos e extratos .
- Excluir alimentos que causam desconforto e irritam ainda mais a mucosa também é imprescindível, exemplo: frituras em geral, doces, bebidas à base de cafeínas, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas, alimentos ácidos, condimentados e outros.
Quem tem gastrite deve ficar atento com quais líquidos?
- As bebidas alcoólicas e café causam uma irritação direta na mucosa gástrica, além de estimular o aumento da produção do suco ácido do estômago.
- Beber muito líquido nas refeições pode dificultar o processo adequado da digestão, devido à diluição do suco gástrico, sendo o volume máximo de 200 ml o permitido para não atrapalhar a eficiência digestiva e desencadear a sensação de "estufamento" após a refeição.
- A cultura popular de tomar leite para diminuir a acidez do estômago deve ser evitada, pois ao diminuir abruptamente essa acidez, o corpo interpretará em seguida como "falta" de acidez no estômago e passará a produzir uma quantidade exagerada de suco gástrico, que é ácido, algum tempo depois da ingesta do leite, voltando o sintoma de "queimação", fenômeno chamado de efeito rebote, piorando mais a ainda os sintomas dispépticos.
Deve-se ter outros cuidados além da alimentação?
O tabaco (cigarro) pode estimular a produção de ácido clorídrico pelo estômago elevando demasiadamente a acidez local, podendo contribuir para o aparecimento ou para a piora da gastrite, devendo ser formalmente evitado.
Diminuir o estresse, reservando horários para momentos de lazer e relaxamento, buscar psicoterapia de apoio para casos específicos de transtornos da ansiedade e ajuda de medicação específica (sob prescrição médica) .
Quais os alimentos aliados contra a gastrite
- Verduras (cozidas) como couve e espinafre, repolho, couve crua, alface e agrião são coadjuvantes no controle da acidez estomacal excessiva, podendo fazer parte das escolhas do dia a dia.
- Chás de melissa, erva-cidreira, espinheira santa, hortelã, alecrin, erva-doce e camomila , podem contribuir como coadjuvantes no alívio dos sintomas, mas jamais substituem os tratamentos medicamentosos.
- Frutas não ácidas: Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão;
- Farinha de banana verde e gengibre pó
- Peixe ou frango com pouca gordura
- Suco verde
Por fim, procurar ajuda de médicos e nutricionistas é fundamental para o diagnóstico correto da gastrite e seu tratamento envolvendo também o direcionamento nutricional adequado.
NUTRI VIDA – Espaço Saudável e Natural
Nutricionista - Drª Carla Andréa Metzner
e-mail/MSN: [email protected]
Santa Helena – (45) 3268-3131 - Rua Paraguai, 883
"Estas informações são apenas explicativas, não devem substituir orientações de um médico."
"Este material não tem por finalidade diagnosticar, tratar, curar ou evitar qualquer doença."