Cotidiano

19.01.2009

O KAKÁ SOZINHO VALE MAIS QUE A DUPLA GRENAL

Nós colorados e vocês gremistas temos que nos conformar, mas a realidade econômica do futebol brasileiro nos deixa ruborizados diante dos valores que circulam nas transações já feitas ou naquelas em propostas, caso do atacante do Milan, Kaká.

O Manchester City da Inglaterra ofereceu 110 milhões de euros pelo ex-são paulino e você sabe o que o time inglês compraria com toda esta grana, caso quisesse? Os times inteiros do Internacional e do Grêmio, mais o Figueirense e sobrariam 8,6 milhões de euros.

O Internacional de Porto Alegre é o segundo mais caro plantel do futebol brasileiro, dos times que disputaram a primeira divisão em 2008. Perde só para o São Paulo. O alvirrubro gaúcho custa 54,1 milhões (sempre em euros) e o Grêmio 40,8. O campeão brasileiro do ano passado, conta com uma equipe que custa no mercado, 68 milhões.

Só para matar a curiosidade, de acordo com dados que colhi no site da Lancenet, que usou por sua vez como fonte o site alemão transfermarkt.de,  os outros times, em ordem decrescente de valor são o Cruzeiro, 48,3 milhões, Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Fluminense, Santos, Coritiba, Atlético PR, Vasco, Atlético MG, Goiás, Vitória, Sport, Portuguesa, Botafogo, Náutico, Figueirense e Ipatinga, este último com 3,95 milhões de euros.

O Corinthians não entra nesta lista, justamente porque não disputou a primeira divisão no ano passado. Mas a gente pode imaginar que, com o Ronaldo Fenômeno, o timão deve bater todas as outras equipes brasileiras em termos de valores de seu elenco.

No caso da confirmação da venda de Kaká para o Manchester City nos valores propostos, o meia atacante embolsaria no seu direito de 20% sobre qualquer transação, mais ou menos 60 milhões de reais e por certo continuaria ganhando igual ou maior valor do que recebe no Milan, entre salários, luvas e percentuais de participação no faturamento de marketing do clube. No Milan, Kaká recebe só de salários, 750 mil euros.  Confira a lista de outros “assalariados” do futebol, dados ainda de fevereiro de 2008!

1º - Kaká (Milan) - 750 mil euros
2º - Ronaldinho Gaúcho (Barcelona) - 741 mil euros
3º - Lampard e Terry (Chelsea) - 680 mil euros
5º - Fernando Torres (Liverpool) - 660 mil euros
6º - Shevchenko e Ballack (Chelsea) - 650 mil euros
8º - Cristiano Ronaldo (Manchester United), Henry (Barcelona) e Gerrard (Liverpool) - 640 mil euros
23º - Robinho (Real Madrid) - 460 mil euros
28º - Adriano (Internazionale) - 417 mil euros
43º - Juninho Pernambucano (Lyon) - 380 mil euros
48º - Deco (Barcelona) - 375 mi euros

([email protected])

Elder Boff