Modern World
06.04.2016
O Google sempre foi usado como site de buscas sem cobrar nada. Então, como conseguiu tanto lucro?
Em fevereiro de 2016, o Google ultrapassou, por um breve período, a Apple e se transformou na companhia mais valiosa do mundo alcançando um valor de mercado de mais de US$ 500 bilhões.
Este número não surpreende já que a gigante do setor de tecnologia registrou lucros de US$ 75 bilhões apenas em 2015. Isto é cerca de dois mil e quatrocentos dólares por segundo.
No entanto seu serviço principal, o de buscas, é grátis. Com isso surge a pergunta: como a Google ganhou todo este dinheiro?
Desde seu lançamento em 1998, a Google cresceu muito em termos de lucros e também no número de produtos que oferece.
Em 2004, a Google lançou o Gmail e também transformou o mapeamento digital em algo próximo de todos com o Google Maps.
Em 2006, o império se expandiu com a compra do YouTube.
Em 2008, a empresa lançou o seu próprio navegador, o Chrome. No mesmo ano, a companhia lançou o Android, sistema operacional para celulares. No ano de 2012, a Google lançou a loja de aplicativos Google Play.
A Google consegue a maior parte de seus lucros com a venda de oportunidades de propaganda nas páginas de busca que muitos de nós usamos.
O Adwords, lançado no ano 2000, continua sendo a fonte primária de lucros da Google. Mas a Google também ganha dinheiro com publicidade quando você não está em um de seus sites.
A rede de Adsense coloca propagandas em sites associados - desde blogs até os principais produtores de conteúdo - e o Google fica com uma parte dos lucros.
E assim, a gente vai assistindo a essa avalanche de lucros numa coisa que aparentemente não ganharia dinheiro.