Cotidiano
10.09.2014
PLACAS DE CARROS DO MERCOSUL
A partir de 2016, as placas dos automóveis dos países do chamado MERCOSUL, devem ter sete ou oito caracteres, com a abreviação da cidade e do país.
A ideia é que todos os países tenham um design parecido, como na União Europeia. Mas ainda não está definido como será feita a substituição das placas dos veículos em circulação, como serão abreviadas as cidades e se o seguro obrigatório também valerá em todos os países, eliminando a Carta Verde, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Aliás, o Denatran também não soube responder se a imagem de uma placa com oito caracteres, que segundo a imprensa argentina teria sido apresentada nas reuniões do Grupo de Trabalho para a Elaboração e Implementação da Patente Mercosul, é verdadeira. Segundo o órgão, a única definição é que serão sete caracteres.
Venezuela e Argentina pressionam para que o processo de troca das placas sejam acelerados. Os dois países estão com o sistema de placas praticamente esgotado e pretendem alterar diretamente para o modelo unificado do Mercosul.
Tomara que a circulação também seja desburocratizada. Ainda sofremos para circular no Paraguai e na Argentina com placas brasileiras.
Acredito que os paraguaios e os argentinos sofram menos aqui.
Fonte: ZH