Modern World

09.11.2015

NAVES

Os aviões existem há bastante tempo e eles nasceram do desejo das pessoas de voarem pelos céus, um sentimento que provavelmente remonta ao início dos tempos, enfim desde a pré-história.

Depois de várias tentativas e erros através dos tempos passando por um voo bem sucedido de um balão de ar quente em 1709 em Portugal quem fez a proeza foi o padre Bartolomeu de Gusmão nascido no Brasil colonial.

Depois a segunda vez que a humanidade voo foi na França em 1783, o doutor Jean-François Pilâtre de Rozier e o nobre, François Laurent d’Arlands, alcançaram um voo de 8km também em um balão de ar quente e foi um voo sem controle.

Mais tarde após o balonismo se tornar comum na Europa em 1852 foi criado o dirigível que através de lemes e motores permitia as máquinas de voo serem controladas e até mesmo foram usadas na Primeira Guerra Mundial.

Perto do ano de 1800 foi a vez do inglês Cayley desenhar o planador que foi utilizado de fato por volta de 1880.

O avião que conseguiu sucesso em voar foi o Aerodrome construído e projetado por Samuel Pierpont Langley, o americano fez o avião voar por cerca de 1000 metros a 40 km por hora mas sem tripulantes, depois desses testes. Esses e outros fatos foram contribuindo para a criação do avião.

Até que no século XX que é a chamada era pioneira da Aviação entre os anos de 1900 e 1914, do famoso avião 14 bis em que a uma discussão se foram os irmãos Whright ou a Alberto Santos Dumont com o voo testemunhado pelo público.

A era de ouro da aviação de 1918 a 1939 entre a Primeira e a Segunda Guerra houve grandes avanços nas aeronaves, inclusive as linhas aéreas começaram a operar, nesse período os pilotos começaram a impressionar o mundo com suas habilidades.

Os avanços foram possíveis com o incentivo de prêmio aos pilotos que fossem batendo recordes e também aos remanescentes da Primeira Guerra, por volta da década de 30 surgiram os correios aéreos e durante a década de 40 os aeroportos.

O desenvolvimento na década de 30 consistia em capacidades de alcanças distâncias maiores e alturas mais elevadas, além de comunicação via rádio possibilitando instruções aos pilotos vindas da equipe que estava em terra e a troca de informações entre as aeronaves. Devido as altitudes cada vez maiores precisaram criar a cabine de pressurização que ganharam popularidade no final dos anos 1940.

Na segunda Guerra foi construído o primeiro avião a jato funcional alemão e o primeiro caça que atingia 900km, também nessa guerra os aviões de carga, os famosos bombardeiros.

Depois da Segunda Guerra Mundial o foco do desenvolvimento das aeronaves voltado a voos domésticos de média distância e mais tarde na década de 70 o avião de corpo largo jumbo foi feito com a capacidade de acomodar 500 passageiros. Vale lembrar que o primeiro avião supersônico é de 1947.

Hoje em dia os aviões são projetados com ajuda de computadores a exemplo do Boing 777 que pode percorrer 16 mil km em apenas um voo.

O que mais se fala atualmente são os Drones que são qualquer aeronave que não tem tripulantes que se dividem em VANT e Aeromodelos, os VANTS (veículos aéreos não tripulados),  possuem fins militares, vigilância, agricultura, utilizados como sensores remotos dentre outras finalidades. Esses veículos não tripulados podem ser os autônomos que como o nome diz fazem as ações a qual estão programados sem a interferência humana e também os ARPS, que são controladas remotamente.

Já os Aeromodelos possuem fins recreativos outra coisa que é bastante importante nos aeromodelos é o visual, sempre mais caprichados do que os VANTS apesar de alguns serem bem bonitos.

Os aviões tem uma história extensa e encantadora vamos aguardar para descobrir o que o futuro da aviação nos reserva.


Eldriã Boff