Cotidiano

03.07.2009

NASCIDA EM QUATRO DE JULHO!

Fazendo uma correlação com o filme homônimo de Oliver Stone estrelado por Tom Cruise quando Ron Kovic adulto, pois o papel jovem foi feito por Bryan Larkin!

Ron Kovic (Tom Cruise) é um rapaz idealista e cheio de sonhos, que deixa a namorada (Kyra Sedgwick) e a família para ir lutar no Vietnã. Já na guerra, ele é ferido e fica paraplégico. Ao voltar aos Estados Unidos é recebido como herói, mas logo se vê confrontando com a realidade do preconceito aos deficientes físicos, mesmo aqueles considerados heróis de guerra. Ron decide então se juntar a outros para lutar pelos seus direitos, agora negados pelo país que os enviara para a guerra.

A história deste rapaz idealista e cheio de sonhos cabe bem certinho para a comemoração em Santa Helena, deste quatro de julho que transcorre neste sábado. Há 31 anos nascia, fruto da união de alguns empresários, a associação comercial e industrial de Santa Helena.

Os ideais e os sonhos povoaram a cabeça daqueles que formariam um dos mais importantes organismos representativos da sociedade organizada e a ACISA passou a ser uma referência da vontade expressa da sociedade produtiva urbana e por vezes, rural.

Como o nosso personagem principal do filme americano, foi também vítima de preconceito, principalmente político por diversas oportunidades e nem sempre os culpados foram os mandatários de plantão na prefeitura, mas sim da própria entidade.

De uns tempos para cá, se observa a Acisa em busca da modernidade na sua gestão. A partir da distribuição de tarefas e o acréscimo de outros segmentos sob o teto da associação. Dão nova dinâmica para a entidade, o conselho jovem empreendedor, da mulher e as diretorias de cada área.

Quem não viu o filme, acredito que facilmente encontra nas locadoras. É muito bom. Também a Acisa e a sua importância no contexto do desenvolvimento do município deve ser ressaltada e observada melhor pelos que decidem o futuro desta terra. E que esta importante associação, continuem se fazendo ver, aprimorando ainda mais sua estratégica participação no contexto desenvolvimentista local.  

Elder Boff