Cotidiano

04.03.2015

MUNHECA

Durante encontro da Lar sobre os reflexos do movimento dos caminhoneiros, o presidente da cooperativa  cumprimentou o prefeito Jucerlei Sotoriva que havia chegado um pouco depois, dado a um compromisso previamente marcado.

Irineo Rodrigues falou certo sobre o esforço dos prefeitos da região em fazer mais do que devem constitucionalmente.

É fato que os prefeitos, e o de Santa Helena não é diferente, se incumbem de tarefas que seriam legalmente dos governos federal e estadual.

Um destes comprometimentos que vão além das prerrogativas é o transporte escolar. Outro, a manutenção de vias públicas estaduais que cruzam o município, sem contar serviços e até parcerias nas quais a vantagem maior é de entes da união que não a administração local.

Também elogiou a postura do governo local em relação à contenção de gastos e economia de recursos, chamando Juce, carinhosamente, de “munheca”.

O prefeito ficou faceiro com esta colocação do dirigente cooperativista, mas, mais contentes ainda, ficarão os moradores do município, se paulatinamente estes frutos da economia, o dinheiro guardado nos bancos, sejam aplicados com tenacidade em investimentos.

Lembrei-me de um contingenciamento de recursos para aplicação em investimentos no início de sua gestão em 2013, que resultaria em aplicações de 25 milhões na projeção da época.

Fora manutenção da máquina administrativa e de obrigação constitucional, quanto foi investido até hoje, passados dois anos e dois meses da atual gestão?

Não estou duvidando do que tenha acontecido ou não, só não ficou bem claro este aspecto até agora.

Se o prefeito conseguir levar adiante o que preconizava em termos de contingenciamento em janeiro de 2013, com certeza veremos um avanço significativo na mudança do perfil local.

Elder Boff