26.06.2009
MICHAEL JACKSON: O REI DO POP
O mundo pop está de luto com a morte de Michael Jackson, o Rei do Pop se foi prematuramente, assim como aconteceu com Rei do Rock, Elvis Presley em 1977. Apesar de tudo o que o cercava é impossível negar a importância que ele teve para o mundo da música, basta ver a cobertura que está sendo dada devido a sua morte.
Michael Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 em Gary, Indiana, era o sétimo de nove irmãos. Michael juntamente com os irmãos Jackie, Tito, Jermaine, Marlon apresentaram-se juntos pela primeira vez em programa de calouros, na época Michael tinha apenas 6 anos. Conquistaram o primeiro lugar.
O grupo passou a se chamar o The Jackson Five, foi contratado pela gravadora Motown Records, no final dos anos 1960, passou por uma transformação, tornando-se The Jackson 5. Pela mesma gravadora, Michael lançou seu primeiro álbum solo em 1972, "Got to be there".
De lá até a 2001, o cantor gravou outros oito álbuns solo, incluindo "Off the wall" (1979), produzido por Quincy Jones, e "Thriller" (1982), que ficou 37 semanas consecutivas no primeiro lugar das paradas, com cerca de 60 milhões de cópias vendidas no mundo.
O álbum "Thriller" é um dos principais responsáveis por imortalizar canções pop como “Billy Jean” e “Beat it”. Ao todo, sete canções chegaram ao topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos. O álbum deu origem ainda a um dos clipes mais importantes desta era. Todo mundo viu esse vídeo da faixa-título que mostra o astro pop se transformando em zumbi e traz a risada sinistra de Vincent Price. Outros álbuns incluem "Bad" (1987), "Dangerous (1991) e "Invincible" (2001). No total, segundo números divulgados nos Estados Unidos, Michael Jackson vendeu 750 milhões de discos.
Em 1994 Jackson se casou com a filha única de Elvis Presley, Lisa Marie, mas o casamento terminou em divórcio em 1996. No mesmo ano Jackson se casou com Debbie Marie Rowe e eles tiveram dois filhos antes de se separarem em 1999. Michael Jackson teve três filhos: Prince Michael I, Paris Michael e Prince Michael II.
Entre as muitas polêmicas e escândalos protagonizados por Michael Jackson, a mais significativa aconteceu em 2005, quando o cantor foi a julgamento após ser acusado de pedofilia e absolvido.
Sua fisionomia foi mudando significativamente, Michael admitiu fez duas cirurgias no nariz e uma para ficar com uma covinha no queixo, segundo autobiografia "Moonwalk" (1988). Já sobre a mudança na cor da pele, o cantor atribuiu-a à doença conhecida como vitiligo, que causa despigmentação.
Michael Jackson esteve no Brasil em 1993 durante a turnê do álbum "Dangerous". Onde se apresentou para 65 mil pessoas no estádio do Morumbi, em São Paulo. Alguns anos mais tarde, o cantor retornou ao país para gravar o clipe de "They don't care about us", música incluída no álbum "HIStory: Past, present and future – Book I". O vídeo foi rodado no morro da Dona Marta, no Rio de Janeiro, e no Pelourinho, em Salvador. O grupo baiano Olodum fez uma participação.
Michael Jackson durante gravação de videoclipe no Pelourinho, na Bahia, 1996.